Petrobras bate recorde de produção e comercialização de Arla 32

Com 227 mil toneladas comercializadas, a Petrobras bateu o recorde de produção e vendas do Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32) em 2014, com aumento de 40% sobre as vendas realizadas em 2013, quando foram vendidas 162 mil toneladas. Arla 32 é um produto composto de solução de uréia a 32,5% e água desmineralizada.

Os veículos a diesel produzidos com a tecnologia do Sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) necessitam utilizar Arla 32 para redução das emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), poluente proveniente da combustão. O correto funcionamento do sistema com Arla 32 reduz em 80% as emissões dos veículos para o meio ambiente.

Atualmente, a Petrobras produz Arla 32 nas suas fábricas de fertilizantes nitrogenados da Bahia (Fafen-BA) e do Paraná (Fafen-PR). O aumento expressivo da produção e venda de Arla 32 foi possível devido aos investimentos realizados no sistema produtivo das fábricas desde 2010, visando ao atendimento ao mercado nacional.

Diesel S-10 – Em dezembro de 2014, a Petrobras alcançou recorde com a produção 889 mil m³ de diesel de ultrabaixo teor de enxofre (S-10) em suas refinarias no Brasil. Este recorde representou um aumento de 79 mil m³ em relação ao recorde anterior, obtido em novembro de 2014.

A produção do Diesel S-10, quando iniciada em janeiro de 2013, no volume de 325 mil m³, representava 8% da produção nacional total de diesel da Petrobras. Em dezembro de 2014, este derivado alcançou 21% de participação na produção da companhia. O aumento expressivo da produção de Diesel S-10 é reflexo da entrada em operação de novas unidades de hidrotratamento de diesel na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais e na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul. Também contribuíram para esse resultado a gestão integrada dos ativos, bem como o aproveitamento das sinergias entre as refinarias, permitindo elevar a qualidade dos produtos e acompanhar o ritmo de crescimento do mercado brasileiro.

O Diesel S-10 proporciona a introdução no Brasil de veículos com modernas tecnologias de tratamento de emissões que, dentre as principais vantagens ambientais, reduzem em até 80% as emissões de material particulado e em até 98% as emissões de óxidos de nitrogênio. Além disso, propiciam outros benefícios, tais como a melhora da partida a frio, a diminuição da ocorrência de desgastes no motor, e o aumento dos intervalos de troca do lubrificante – melhor desempenho e maior vida útil do motor.

Fonte: Monitor Mercantil