HRT tem aval do Cade para compra de fatia da Shell

HRT tem aval do Cade para compra de fatia da Shell

A HRT O&G Exploração e Produção de Petróleo Ltda., cujo nome está mudando para PetroRio, obteve, nesta quinta-feira, aprovação da autoridade antitruste para comprar a parte da Shell Brasil Petróleo Ltda. nos campos Bijupirá e Salema, localizados na Bacia de Campos. Sócia da Petrobras em ambos, a subsidiária brasileira da anglo-holandesa Shell está se desfazendo totalmente de sua participação de 80% nos respectivos contratos de concessão.

O negócio não esbarrou em nenhuma restrição por parte do Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), segundo despacho publicado hoje no “Diário Oficial da União”. A Petrobras continuará com 20% dos campos.

Conforme documentos do processo no Cade, por intermédio de uma empresa sua no exterior, o grupo HRT, de origem brasileira, está comprando também 100% da BJSA Exploration and Production B.V. , empresa holandesa do grupo Shell. Com isso, adquire participação indireta de 80% na BJS Oil Operations B.V., também sediada na Holanda.

Essas empresas detêm ativos  relacionados à exploração de petróleo nos campos  Bijupirá e Salema. Os ativos passam, assim, indiretamente à HRT, entre eles uma plataforma do tipo FPSO (flutuante, para produção, armazenamento e transferência) com capacidade para armazenar 1,3 milhão de barris de óleo.

Fonte: Valor Econômico