Porto de Suape aposta em melhorias

Aprofundamento do canal de acesso e construção de dois novos píeres graneleiros são algumas das modificações do porto

Com um 2014 positivo, o Porto de Suape demonstra otimismo para 2015 e aguarda agora as licitações dos novos terminais para continuar avançando. De acordo com Leonardo Cerquinho, diretor de Gestão Portuária do Complexo Industrial Portuário de Suape, este ano, com a entrada em operação da Refinaria Abreu e Lima e os acréscimos significativas nas operações de veículos e graneis sólidos, a expectativa é superar as 20 milhões de toneladas neste ano.

Para alcançar este resultado, o executivo conta que Suape tem empreendido uma série de melhorias de infraestrutura e operacionais que permitem reduzir os tempos de operação e o porte dos navios nos últimos anos. Do ponto de vista de infraestrutura, pode-se citar o aprofundamento do canal de acesso ao porto para 20 metros (em andamento), construção de dois novos píeres graneleiros com profundidade de 18 metros e reforço dos cabeços dos arrecifes naturais para permitir a entrada de grandes graneleiros no porto interno. “Também conseguimos aumentar o tamanho dos navios na operação noturna, com alterações na sinalização náutica, além da implementação de manutenção preventiva, o que reduziu o tempo de parada dos berços. Houve, ainda, a adição de dois novos rebocadores, permitindo a operação simultânea de navios, dentre outras ações”, enumera.

Somado a isso, para este ano, os planos incluem a criação de vários terminais, como contêineres, granéis sólidos, trigo e veículos, além da expansão de terminais de líquidos e de carga geral.

Fonte: Guia Marítimo / Andrezza Queiroga