Apreensões pela Capitania dos Portos caem 60%

Em três meses de operação, a Capitania dos Portos do Estado de São Paulo (CPSP) abordou 5.058 embarcações de esporte e recreio, que resultaram em 336 notificações e 39 apreensões. Segundo o balanço, o total de apreensões é 60% menor do que as registradas na temporada anterior.

A Operação Verão 2014/2015 aconteceu de 13 de dezembro de 2014 a 15 de março de 2015 e contou com 192 militares, 14 embarcações e 19 viaturas da CPSP e da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião (DelSSebastião). O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (16) pela Marinha do Brasil (MB), por meio da CPSP.

Em comparação com a Operação 2013/2014, apesar do aumento de 29% nas abordagens, o número de notificações foi 30% menor, além de 60% a menos de apreensões. Durante a operação não foram registrados acidentes fatais decorrentes da interação entre banhistas e embarcações de esporte e recreio.

Entre as notificações, as consideradas graves foram 52 sobre pessoas navegando sem habilitação, 12 sem material de salvatagem, 10 com excesso de carga/passageiro e 39 infrações de tráfego, como velocidade e navegação em área proíbida. As multas aplicadas , nesse período, totlizaram cerca de R$ 90.000,00.

A fiscalização foi intensificada em áreas de maior concentração de embarcações no Litoral de São Paulo, em áreas jurisdicionadas pela CPSP e DelSSebastião, e teve como objetivo minimizar as ocorrências de acidentes no litoral, rios e lagos, por meio de ações de Inspeção Naval, com o deslocamento de equipes para verificar as condições gerais das embarcações, a habilitação dos condutores e da tripulação, o seu material de salvatagem e o eventual excesso de lotação, entre outros aspectos.

A Marinha ainda afirma que continuará agindo preventivamente na região, mas ressalta que “o principal responsável pela segurança é o condutor da embarcação, com a colaboração dos tripulantes e passageiros, e a participação das marinas, iates clubes e banhistas”.

Fonte: A Tribuna Online