Tornado no oeste de Santa Catarina deixa dois mortos, 120 feridos e mais de mil desabrigados

Tornado no oeste de Santa Catarina deixa dois mortos, 120 feridos e mais de mil desabrigados

Ministério do Trabalho anunciou a liberação do FGT. De acordo com a Defesa Civil, os prejuízos ultrapassam os R$ 9 milhões

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou na manhã desta terça-feira que um tornado atingiu a cidade de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, no fim da tarde desta segunda-feira. Duas pessoas morreram e 120 pessoas ficaram feridas – três em estado grave, que estão internados em hospitais de cidades vizinhas. Segundo informações da Defesa Civil, 40% dos imóveis em sete bairros foram atingidos. Falta luz, telefonia e água na cidade. Ainda há 30 vítimas internadas em hospitais da região. Cerca de mil pessoas estão desabrigadas. Cem homens do Exército foram deslocados para ajudar no socorro as vítimas e na limpeza dos escombros.

Estima-se que o tornado, na escala de classificação que vai de zero a cinco, tenha sido de nível dois e durou três minutos. Os ventos podem ter ultrapassado a velocidade de 250 km/h às 15 horas, horário do fenômeno. O tornado é uma coluna giratória e violenta de ar entre a nuvem e o solo. Segundo o Inmet, é a mais destrutiva de todas as tempestades na escala de classificação dos fenômenos atmosféricos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, 20 pessoas foram encaminhadas aos hospitais da região, com ferimentos que vão de cortes a amputações. O prefeito da cidade esteve nos hospitais durante a madrugada. – É uma cena que eu nunca pensei passar – disse à TV Globo.

Dois coordenadores regionais da Defesa Civil de Santa Catarina trabalham em Xanxerê para realizar um levantamento do número de afetados, desabrigados e ou desalojados. Durante o temporal isolado, dez torres de energia, que suportariam ventos de até 200 km/h e pesam dez toneladas cada, foram arrancadas do solo e a cidade está sem energia elétrica. A falta de luz prejudica vários serviços, como postos de combustíveis.

O Ministério da Integração Nacional afirmou que o Exército vai ajudar na remoção dos escombros e na limpeza da cidade. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, está a caminho de Santa Catarina. A presidente Dilma Rousseff telefonou na tarde desta terça-feira para o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), oferecendo ajuda do governo federal. O ministério do Trabalho anunciou a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas. Os procedimentos junto ao fundo terão início na quarta-feira.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil está em contato com a Defesa Civil do Estado para o levantamento dos estragos e definição de outras providências por parte do governo federal. O Governador Raimundo Colombo acompanhado do Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli faz um levantamento do volume de danos no município. Eles visitam as áreas mais afetadas.

Os números atualizados dão conta de que pelo menos 10 mil pessoas foram afetadas pelo temporal. Cerca de 2,6 mil residências foram afetadas pelo evento. Mais de 300 pessoas receberam atendimentos médicos e mais de 120 foram hospitalizadas. Houve solicitação de um grupo técnico em engenharia do exército, que deve começar trabalhar ainda hoje no município. Eles vão atuar no diagnóstico e distribuição de itens de auxílio humanitário.

Segundo o coordenador regional de Xanxerê, Luciano Peri, várias pessoas foram levadas com ferimentos para unidades de saúde do município. Um ginásio de esportes desabou. No momento do tornado, 30 pessoas, a maioria crianças, treinavam no local. – Começou a tremer o chão e os vidros quebraram e o ginásio veio abaixou – contou à TV Globo a estudante Leticia Arno. Sua mãe, Gilvania, lembra que a cena foi desesperadora.

O município, que tem 47.679 habitantes, ainda sofre com problemas no abastecimento de água e sinal de telefonia. As famílias que tiveram as casas destruídas passaram a noite em abrigos da cidade.

A Defesa Civil já destinou cerca de 30 rolos de lonas para Xanxerê, 570 kits de acomodação. 630 colchões, 300 cestas básicas. A prefeitura de Jaraguá do Sul, doou mais 500 colchões e mil cobertores, recebidos em eventos anteriores e que serão destinados as vítimas de Xanxerê.

Prejuízos

Um dia após um tornado deixar um rastro de destruição e morte em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, os moradores do município de 50 mil habitantes enfrentam a falta de energia e o desabastecimento de itens básicos como água. Os ventos de mais de 250 quilômetros por hora mataram duas pessoas, deixaram dezenas de feridos e mais de mil famílias desabrigadas. Os prejuízos já ultrapassam os R$ 9 milhões.

Fonte: O Globo/ Foto: Defesa Civil (SC)