Marinha Mercante encerra o prazo para 114 vagas

Marinha Mercante encerra o prazo para 114 vagas

Candidato deve ter idade mínima de 18 anos em 30 de abril de 2015. As oportunidades são para o Rio de Janeiro

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) da Marinha Mercante encerra nesta terça-feira (5) as inscrições do processo seletivo para 114 vagas para o curso de formação de aquaviários e para o curso de adaptação para aquaviários. A remuneração não foi informada.

São 32 vagas para o curso de formação de aquaviários moço de convés (CFAQ-I C), 22 o curso de formação de aquaviários para moço de máquinas (CFAQ-I M) e 60 para o curso de adaptação para aquaviários- cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde (CAAQ-CT/S). O curso será ministrado no Rio de Janeiro.

No site da Marinha, é possível ver o edital (acesse aqui).

Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível fundamental completo para as vagas de moço de convés, moço de máquinas. Par as funções de cozinheiro e taifeiro é necessário ter nível fundamental e curso de capacitação na área com carga horária mínima de 160 horas. Para o cargo de enfermeiro, é necessário ter diploma ou certificado para a categoria de enfermeiro. Para auxiliar de saúde, também é necessário ter certificado conferido por instituição de ensino, nos termos da legislação vigente.

O candidato também deve ter idade mínima de 18 anos em 30 de abril de 2015.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.ciaga.mar.mil.br. A taxa é de R$ 50.

Os cursos de formação de aquaviários (moço de convés e de moço de máquinas) serão constituídos por dois períodos: o escolar (realizado em sala de aula) e um período de instrução no mar (PIM) após aprovação no período escolar, que será realizado em um período mínimo de 2 meses, a bordo de embarcações mercantes, cumprindo o PIM como praticante de moço de convés ou de moço de máquinas.

O curso de adaptação para aquaviários – cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde será realizado, apenas em período escolar.

Os cursos serão ministrados em regime de externato, no período estipulado pelo órgão de execução. Os cursos serão gratuitos e será oferecido material de ensino, por empréstimo.

Sendo o moço de convés e o moço de máquinas aquaviários do 1º Grupo – marítimos, conforme definido no RLESTA, aprovado pelo Decreto Nº 2.596/1998, o processo seletivo não se destina ao provimento de cargo, emprego ou função pública, assim como ao ingresso, como militar, na Marinha do Brasil.

A seleção terá 3 etapas: exame de conhecimentos, verificação de documentos e apresentação de atestados médicos e realização do teste de suficiência física.

As provas objetivas estão previstas para o dia 14 de junho. A matrícula do curso está prevista para o dia 21 de julho. A data do início do curso ainda será divulgada.

Fonte: G1