Tecon Salvador registra alta de 25% nas importações
Na contramão dos demais portos brasileiros, no mês de abril o Terminal de Contêineres de Salvador – operado pela Wilson Sons – registrou um crescimento de mais de 25% no volume de importações, em comparação com o mesmo período de 2014. Esse foi um reflexo, principalmente, dos investimentos em projetos de energia eólica em curso na Bahia, que exigem importações de peças para montagem da linha de produção.
No último mês, 5 mil TEUs foram movimentados pelo terminal entre cargas dos segmentos químico e petroquímico (764 TEUs); siderúrgico e metalúrgico (433 TEUs) e eletrônico (408 TEUs). China e Estados Unidos foram os principais países de origem das cargas.
Já o crescimento expressivo de 166% em abril da importação de peças e equipamentos foi impulsionado pelos projetos eólicos e automotivos. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, a Bahia recebeu cerca de R$ 4 bilhões de investimentos em empreendimentos eólicos entre 2009 e 2014, e a previsão é de que outros R$ 5 bilhões sejam investidos no setor até 2016.
Fonte: Redação SINCOMAM