Tecon Rio Grande fecha maior embarque de soja do terminal
Projetos voltados para cargas agrícolas se aceleram em 2015; terminal também mira na atração de fertilizantes
O Terminal de Contêineres de Rio Grande (RS) informa que vai escoar cerca de 7.700 toneladas de soja, totalizando 275 contêineres, nesse segundo trimestre de 2015. Esse será o maior embarque da commodity na história do Tecon, operado pelo Grupo Wilson Sons há 18 anos. Os embarques começaram no final de abril e têm previsão de seguir até junho, quando toda a carga tiver sido escoada para a Shangai, na China.
“O transporte via contêiner garante o acesso a mercados que trabalham com volumes menores, trazendo facilidade na distribuição, redução de custos, além do melhor aproveitamento dos grãos que não sofrem alterações por condições climáticas”, destaca o diretor comercial do Tecon Rio Grande, Thierry Rios.
O embarque desses 275 contêineres de soja é um dos marcos na atração de cargas agrícolas pelo terminal neste ano. Pela primeira vez, 3.000 toneladas de trigo ração foram escodas para o Vietnã, com conclusão da operação em abril. Para essas movimentações, o Tecon Rio Grande firmou uma parceria com a Gomes e Marques, responsável pelo recebimento, armazenagem, estufagem e transporte dos grãos até o terminal. Já a empresa Tradeagro ficou a cargo pela comercialização com os clientes finais no país do Sudeste Asiático.
Em fevereiro, o terminal também desenvolveu um projeto piloto inédito para exportação de farelo de soja. Hoje essa carga passou a ser embarcada regularmente para a Alemanha. “O Tecon Rio Grande vem fazendo esforços comerciais e de inteligência de mercado para se projetar como uma terceira via no país para o embarque de cargas agrícolas em contêineres, em alternativa a Santos e Paranaguá. Essas soluções reforçam a busca de alternativas logísticas acessíveis para nossos clientes e para a economia do Rio Grande do Sul”, ressalta Rios.
Importação de fertilizantes
Além das cargas agrícolas, o Tecon Rio Grande também quer desenvolver o mercado, ainda incipiente, de importação de fertilizantes via contêineres. O consumo da commodity no Brasil ainda é extremamente dependente do mercado externo.
Transportado em contêineres, o fertilizante chegaria ensacado ao terminal, pronto para ser vendido diretamente ao consumidor em quantidades menores para a sua necessidade.
O início do projeto piloto para a carga está previsto ainda para 2015, com potenciais clientes já prospectados no Sul do país.
Fonte: Redação SINCOMAM