![Lideranças discutem agenda de ações para a retomada do setor naval](http://www.sincomam.org.br/wp-content/uploads/2014/09/navegacao-alianca-470x260.jpg)
Lideranças discutem agenda de ações para a retomada do setor naval
Os principais representantes da indústria naval estarão reunidos no Fórum de Líderes, que será realizado pela Marintec South America – Navalshore, evento do setor de construção e manutenção naval da América do Sul, em parceria com o Sistema FIRJAN e Sinaval, para debater soluções estratégicas que contribuam com a retomada da atividade da cadeia produtiva. O encontro acontecerá paralelamente à Marintec, que ocorre de 11 a 13 de agosto, no Centro de Convenções SulAmerica, no Rio de Janeiro.
O objetivo do Fórum de Líderes do setor naval é trazer para a discussão os principais gargalos das questões tecnológicas, políticas e da sustentabilidade do setor em temas de relevância para o desenvolvimento da indústria no Brasil e na América do Sul, com reflexos internacionais.
Para compor o programa de conteúdo do Fórum, foi formado um comitê de conferências com as principais associações do segmento. Entre elas estão a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Sindicato Nacional da Construção Naval (Sinaval), Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), Marinha, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e DNV-GL. Juntas, as entidades unem forças para buscar ideias e iniciativas que consolidem o setor e blindem novas ameaças.
O Fórum será composto por três painéis, que abordarão temas como “A indústria de construção naval e offshore: Produtividade, Fomento, Legislação e Sustentabilidade”; “Transporte Marítimo Brasileiro: Marinha Mercante, Cabotagem e Desenvolvimento Setorial” e “Inovação e Futuro da Indústria Naval: Tecnologia e Melhores Práticas no Brasil e no Mundo”. Este ano, a Marintec reposicionou sua marca no mercado como único evento nacional a servir o segmento com discussões e debates sobre o cenário da indústria naval e offshore. Para isso, a organizadora do evento, UBM Brazil, aumentou a grade de conteúdo e investiu em infraestrutura, dispondo cinco das salas de Conferências para atender o público.
O gerente da feira, Renan Joel, explica que o Fórum é fundamental para fortalecer o mercado em busca de iniciativas que colaborem com a retomada naval em frentes consideradas estratégicas para toda a cadeia. “É muito importante o debate de ideiais e a busca de soluções em um momento como este. Nosso papel como uma empresa global, que fornece eventos de negócios, é justamente fomentar novas perspectivas que possam ser aplicadas a favor do mercado”, finaliza.
Fonte: Portos e Navios