MRS registra aumento de 34% no transporte de contêineres

MRS registra aumento de 34% no transporte de contêineres

Uma das concessionárias ferroviárias que atende o Porto de Santos, a operadora MRS Logística registrou um aumento de 34% em seu transporte de contêineres de janeiro a outubro últimos, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 57 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), contra 42,6 mil no exercício anterior. A projeção da empresa é fechar 2015 com 68 mil TEU.

De acordo com a operadora, em alguns segmentos de carga conteinerizada neste ano, o crescimento verificado revelou-se ainda mais expressivo. Como grande destaque, a MRS aponta as operações com papel e celulose. De 5.678 TEU movimentados nos dez primeiros meses do ano passado, a empresa alavancou suas operações para 12.146 TEU no mesmo período deste ano, uma alta de 113,91%.

Já as operações com produtos automotivos cresceram 49%. Elas passaram de 7.449 TEU no ano passado, para 11.132 TEU entre janeiro e outubro deste ano.

Em relação às bobinas de alumínio, a companhia registrou uma expansão de 26,82%. O volume passou de 850 TEU nos dez primeiros meses de 2014 para 1.078 TEU no mesmo período de 2015.

A criação de uma grade fixa para a saída de trens na Baixada Santista e uma série de obras de infraestrutura são os principais motivos do aumento da movimentação de cargas, segundo a MRS Logística. Para o próximo ano, a operadora prevê manter o aumento na casa de dois dígitos, adotando a mesma estratégia bem sucedida em 2015.

“O que fez a gente crescer muito foram algumas tomadas de decisão no sentido de estruturar os produtos em contêine-res. E o grande sucesso para que a gente esteja atingindo esse crescimento de volume hoje foi termos criado um sistema de grade fixa de trens na região da Baixada. Ou seja, os trens de contêineres têm data e hora para sair e data e hora para chegar. Então cada serviço que a MRS monta nos pontos que ela atende, a gente tem atendimento fixo e isso trouxe muita confiabilidade junto aos clientes, porque a gente sabe a hora que vai partir e que vai chegar no destino”, destacou a gerente comercial de Industrializados e Granéis da MRS, Elisa Guimarães Figueiredo.

Saída de trens em horários fixos foi implantada em 2014 e, gradativamente, a operadora aumentou o número de linhas que atuam nesse sistema. No começo, da Baixada Santista para Sumaré, no Interior do Estado, havia dois serviços semanais. Hoje, são dez. Já para o Vale do Paraíba, no Leste do Estado, são seis saídas por semana.

“No passado, esperávamos encher o trem para levar uma quantidade maior de carga. Hoje, esse trem parte na hora fixa, com carga ou sem carga. É óbvio que, no começo, foi uma aposta da MRS, mas foi a melhor coisa que a gente fez. Os clientes de automotivos, por exemplo, são extremamente criteriosos porque você pode parar uma linha de fabricação (de carros) se não estiver operando dentro dos prazos e a gente conseguiu buscar a confiabilidade pra ter esse tipo de clientes”, explicou Elisa Figueiredo.

Ramais

Além da grade fixa de partidas dos trens, a MRS fez investimentos que aumentaram a capacidade do sistema, entre eles, no sistema cremalheira. A inauguração do ramal ferroviário do terminal de contêi-neres Embraport, que fica na Área Continental de Santos, na Margem Esquerda do complexo portuário, também foi importante para alavancar o volume de cargas, destaca a gerente comercial de Industrializados e Granéis da concessionária ferroviária.

Fonte: Tribuna online/Fernanda Balbino