Ministro dos portos inaugura obra no porto de Santos
O ministro dos Portos, Helder Barbalho, entregou na tarde de ontem, terça-feira (5), o segundo trecho das obras de alinhamento do Cais de Outeirinhos, iniciadas há quatro anos no Porto de Santos. Antes disso, pela manhã, o chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) participou da abertura da Intermodal South America 2016, que segue até a quinta-feira (7), na Capital.
O projeto para o Cais de Outeirinhos, elaborado em 2011, prevê ampliar e otimizar a capacidade do complexo marítimo para receber navios de cruzeiro. Com a obra, o cais, nas proximidades do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, está sendo alinhado com os demais trechos portuários e ampliado. De 630 metros, ele passará a ter 1.320 metros. Com isso, será possível a atracação simultânea de até seis embarcações de cruzeiro no local, o dobro do que pode ocorrer atualmente.
O trecho entregue nesta terça-feira (5) pelo ministro é de 779 metros de cais, que se estende desde as instalações da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) até o terminal T-Grão. A previsão era de que esta frente da obra fosse concluída em janeiro último. Os primeiros 512 metros foram entregues em junho do ano passado.
Agora, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) deverá providenciar o início da próxima frente de trabalho da obra. Há ainda os trechos 5, 6 e 7 do serviço, com um total de 504 metros, em frente ao Terminal de Passageiros.
Neste local, a retroárea, que é de 20 metros, passará a ser de 33 metros. A instalação de novas redes de água potável, combate a incêndio e drenagem está prevista, assim como a colocação de equipamentos complementares (defensas e cabeços).
Fonte: A Tribuna