Casos suspeitos de coronavírus em cruzeiro atracado no Porto de Santos sobem para 40

Casos suspeitos de coronavírus em cruzeiro atracado no Porto de Santos sobem para 40

Dois tripulantes começaram a apresentar sintomas neste domingo (5). Navio deve permanecer em quarentena até 19 de abril

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou que subiu para 40 o número de casos suspeitos do novo coronavírus a bordo do navio Costa Fascinosa. Dois tripulantes começaram a apresentar sintomas neste domingo (5). A embarcação está em quarentena na barra do Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

Com os novos casos suspeitos, a contagem de 14 dias de isolamento recomeçou e segue até o dia 19 de abril. A embarcação recebeu autorização para se deslocar para a barra do Porto de Santos, área destinada para navios que estão em fundeio, para realizar manutenções obrigatórias exigidas pelas autoridades portuárias e Marinha. Em seguida, o navio deve atracar novamente no Porto, para que a Anvisa continue a monitorar a situação.

Neste domingo, a Anvisa autorizou o desembarque de 75 brasileiros que trabalhavam a bordo do navio. Isso porque uma análise epidemiológica apontou que era mais seguro retirar do navio as pessoas saudáveis, reduzindo o risco de contágio. Os tripulantes foram monitorados e fizeram testes rápidos para Covid-19, para poderem desembarcar em segurança. Todos os exames deram negativo.

Segundo informações da Anvisa, com a saída dos 75 tripulantes brasileiros, o Costa Fascinosa permanece com 679 tripulantes a bordo. Antes do desembarque, nove pessoas haviam saído do navio para atendimento de emergência e estão internados em hospitais de Santos. Além disso, um médico da embarcação também precisou deixar o navio.

A determinação da Anvisa é que os casos com sintomas sejam colocados em quartos com varanda e que não sejam autorizados a sair das cabines. Qualquer sintoma relacionado ao sistema respiratório deve ser colocado em isolamento na embarcação.

Fonte: G1 Santos

Foto: Divulgação Navio Costa Fascinosa/Felix Drone