Covid-19: Brasil contabiliza 78.162 casos confirmados e 5.466 mortes

Covid-19: Brasil contabiliza 78.162 casos confirmados e 5.466 mortes

Foram 449 mortes a mais nas últimas 24 horas no país, segundo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde confirmou mais um crescimento nos números de pessoas infectadas pela pandemia do novo coronavírus no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Ministério, o país possui 78.162 casos confirmados e 5.466 óbitos pela doença. Em 24 horas, foram 449 mortes a mais, aumento recorde de 9%. A taxa de letalidade da Covid-19 em território nacional permaneceu em 7,0%.

A região Sudeste segue como a mais afetada, ao registrar 38.892 infectados, ou seja, 49,8% do total brasileiro. O estado de São Paulo concentra a maior parte dos casos, com 26.158 pacientes com a doença, além de 2.247 óbitos (8,6%). Já o Amazonas – onde a saúde teria entrado em colapso – registra 380 vítimas fatais em 4.801 confirmações.

O secretário da saúde do Estado do Rio de Janeiro, Edmar Santos, disse em reportagem ao RJTV que o estado poderá adotar lockdown para conter o avanço da pandemia no estado. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), também prorrogou até o dia 11 de maio as medidas de prevenção e isolamento. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, o estado registrou 8.504 casos do novo coronavírus e 738 mortes.

O Ceará registra 7.532 casos confirmados de Covid-19 e 458 mortes. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O IntegraSUS, informa que 21.726 casos suspeitos estão em investigação.

Quase sem vagas, o Governo do Estado do Maranhão vai publicar um decreto na próxima semana para endurecer as regras de isolamento social, “próximo ao lockdown” — que é o fechamento total e a proibição de circulação de pessoas.

Isolamento social

O presidente Jair Bolsonaro tem defendido afrouxar as medidas da quarentena para reabrir a economia e ampliou a lista de atividades consideradas essenciais, incluindo até startups e serviços de locação de veículos.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, assegurou que o governo não adotará nenhuma “medida intempestiva” com relação ao afrouxamento das ações de isolamento social para conter o avanço do coronavírus. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu este mês (abril) que Estados e municípios podem definir sozinhos as ações de quarentena.

Mundo

Mais de 3,2 milhões de casos confirmados do coronavírus em todo o mundo, segundo os números da OMS. De acordo com levantamento divulgado pelo Imperial College de Londres com 48 nações, a curva de crescimento da doença no Brasil ainda deve aumentar nos próximos dias.

O estudo também apontou que a disseminação do coronavírus está “provavelmente declinando”, na França, Itália e Espanha e projeta estabilidade ou crescimento lento, na Alemanha, Reino Unido e nos EUA. A Coreia do Sul pela primeira vez desde fevereiro, não apresentou nenhum caso de transmissão local. Já o Irã supera 6 mil mortes por coronavírus.

Gráfico: divulgação Ministério da Saúde