Covid-19: Brasil passa dos 135 mil casos confirmados e 9.888 mortes
Total de recuperados são 55.350. A taxa de letalidade está em 6,8%
O Ministério da Saúde anunciou que o Brasil chegou a 135.106 casos do novo coronavírus, com 9.888 registros confirmados da doença nas últimas 24 horas. Com isso, ultrapassou a Turquia (133.721 casos) e agora é oitavo país no ranking mundial de diagnósticos da covid-19, segundo levantamento da Universidade John Hopkins.
No total, o Brasil tem 9.146 mortes oficiais, com 610 registros confirmados pela pasta hoje — 227 deles ocorreram nos últimos três dias. Segundo o governo, até quarta-feira (06), ao menos 65.312 pacientes estavam em acompanhamento e 51.370 já se recuperaram.
De acordo com o Ministério, o balanço diário de óbitos pela doença é divulgado com a máxima precisão, mas tem ocorrido atualização de dados retroativa, e com isso a contabilização dos dados pode ser errônea algumas vezes. O atraso na entrega dos resultados é um dos principais motivos para essa defasagem no número real de vítimas do coronavírus.
Coronavírus nos Estados
São Paulo segue como o estado com mais casos (39.928) e mortes (3.206). Na sequência estão o Rio de Janeiro (14.156 casos e 1.394 óbitos) e Ceará (13.888 diagnósticos e 903 mortos). Desde a última atualização do Ministério da Saúde, o Pará ultrapassou o Maranhão em número de casos.
O Rio de Janeiro recebe hoje (08) a visita do Ministro da Saúde, Nelson Teich, para acompanhar as ações dos governos estadual e municipais contra o avanço do Covid-19. O ministro confirmou a criação de uma rotina de viagens aos locais mais afetados. Na ocasião, Teich também estará fazendo entregas de respiradores e equipamentos de proteção para os profissionais de saúde.
O prefeito Bruno Covas de São Paulo, decidiu ampliar o rodízio de veículos na tentativa de reduzir a curva de crescimento dos casos de coronavírus. A medida, que começa a ser implementada a partir da próxima segunda (11), valerá para toda a cidade, inclusive nos fins de semana, aumentando de 20 para 50% a restrição de circulação.
Lockdown
O lockdown começa a se espalhar pelo país, chegando a 18 cidades de cinco estados. Primeiro estado do Sudeste a decretar o regime mais rígido de isolamento, Rio de Janeiro anunciou, ontem (7), a medida em Niterói e em Bangu. A decisão no Rio foi tomada após o governo fluminense considerar o relatório técnico-científico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Em São Luís, na terça-feira, 5, as ruas da capital maranhense deveriam estar mais vazias para evitar a propagação do novo coronavírus. O lockdown começou a valer nessa quinta (7), em Belém e em outros nove municípios do Pará. A restrição deve se estender por dez dias. No Ceará, o bloqueio começa hoje (8) em Fortaleza, e amanhã (9) será a vez da Bahia testar as primeiras medidas de confinamento, em Salvador. Mesmo tendo uma das maiores incidências nacionais de casos e mortes por 1 milhão de habitantes, o Amazonas não adotou as medidas de bloqueio.
A maioria dos estados que já decretaram lockdown faz parte da lista de 12 unidades federativas que ultrapassam os 100 óbitos pela doença. No grupo, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Amazonas, Pará, Maranhão, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Paraíba. Juntos, esses estados somam 8,5 mil mortes, ou seja, 92% dos óbitos no Brasil.
Fonte: Ministério da Saúde