![Petrobras realiza testagem para Covid-19 nos trabalhadores das obras do GasLub Itaboraí](http://www.sincomam.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Teste-rápido-Gaslub-470x260.jpg)
Petrobras realiza testagem para Covid-19 nos trabalhadores das obras do GasLub Itaboraí
Estatal informa que mais de 4 mil profissionais foram testados em apenas cinco dias
A Petrobras anuncia que testou, na última semana, mais de 4 mil profissionais nas obras do GasLub Itaboraí, no Rio de Janeiro. A força-tarefa de testagem envolveu as equipes de saúde da companhia e laboratórios contratados.
Segundo a estatal, os testes continuarão sendo realizados como rotina para acompanhamento da saúde dos colaboradores e são uma das medidas de prevenção implantadas para possibilitar o retorno gradual ao quantitativo que estava mobilizado nas obras antes da pandemia.
Ainda permanecem afastados temporariamente das atividades locais cerca de 2100 trabalhadores, que equivalem a 35% do contingente que estava mobilizado anteriormente. Diante da situação, o cronograma das obras será reavaliado.
O aumento das atividades das obras, em que estão em curso a construção do gasoduto Rota 3 e da unidade de processamento de gás natural (UPGN) e seus sistemas de utilidades (vapor, água de resfriamento etc), se deu após decisão do governo municipal de autorizar que o contingente de trabalhadores nos canteiros do GasLub fosse aumentado para 65% do total que atuava antes da pandemia, conforme solicitado previamente pelas empresas contratadas.
Testes rápidos
A Petrobras vem monitorando continuamente o quadro de saúde mundial decorrente da pandemia de Covid-19 e adotando medidas para proteção de seus colaboradores e barreiras de contágio em suas instalações. A companhia informa que já realizou mais de 35 mil testes para diagnóstico de Covid-19 em todo o país, incluindo os testes rápidos e os testes RT-PCR para pessoas com sintomas.
Projeto Integrado Rota 3
O Projeto Integrado Rota 3 vai disponibilizar a terceira rota de escoamento para o gás natural do pré-sal. O projeto é composto pela Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) que terá capacidade de processar até 21 milhões de m³ por dia. Além da UPGN, o projeto contempla a construção de um gasoduto com aproximadamente 355 km de extensão total, sendo 307 km de trecho marítimo – já construído – e 48 km de trecho terrestre, que está em construção, e escoará o gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até a UPGN.
Com informações da Agência Petrobras
Leia também:
Petrobras realiza testes rápidos em trabalhadores da LUBNOR, RLAM E RNEST
Trabalhadores nas unidades REGAP E SIX realizam teste Covid-19
Petrobras intensifica testes do coronavírus em embarque nas plataformas