Caixa explica como desbloquear contas de auxílio emergencial que foram suspensas

Caixa explica como desbloquear contas de auxílio emergencial que foram suspensas

Clientes poderão realizar o envio de documentos por meio do aplicativo

Os usuários do Caixa Tem — usado no recebimento do auxílio emergencial — que tiveram contas bloqueadas preventivamente por inconsistência cadastral poderão realizar o envio de documentos por meio do aplicativo para realizar o desbloqueio em até 24 horas. O Caixa Tem apresentará as orientações necessárias que o beneficiário deverá seguir no próprio aplicativo.

No caso de contas bloqueadas por indícios de fraudes, os usuários serão informados por meio do aplicativo Caixa Tem para que se dirijam a uma agência de acordo com calendário escalonado por mês de aniversário. Segundo o banco, o objetivo é evitar filas nas agências e aglomerações.

Em comunicado, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, ressaltou que 51% das contas bloqueadas tinham como razão a suspeita de fraude. No app do Caixa Tem, vai aparecer escrito isso. Já as que apresentaram alguma inconsistência de cadastro correspondem a 49%.

O banco disse ainda atuar de forma conjunta com os órgãos de segurança pública para mitigar riscos de fraudes e garantir nível adequado de segurança no pagamento do auxílio emergencial e demais benefícios sociais.

O Ministério da Cidadania enviou à Caixa Econômica Federal 1.303.127 números de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para bloqueio de contas e realização de uma verificação detalhada acerca de possível inconsistência no recebimento do auxílio emergencial de R$ 600.

Confira o calendário dos desbloqueios:

Mês de aniversário Data para os desbloqueios
Janeiro, fevereiro e março até 24 de julho
Abril e maio de 27 a 31 de julho
Junho e julho de 3 a 7 de agosto
Agosto, setembro e outubro de 10 a 14 de agosto
Novembro e dezembro de 17 a 21 de agosto

Caixa responde

Na última terça-feira (21), Guimarães havia informado, em entrevista ao InfoMoney, que dos pouco mais de 65 milhões de brasileiros que já receberam o auxílio, 5% foram bloqueados pelo banco por fraude, ou cerca de 3 milhões de pessoas.

Na coletiva de imprensa, ele disse que a Caixa separou as contas bloqueadas em dois grupos: contas com fraude comprovada ou com suspeita; e um segundo grupo, com contas que não têm indícios de golpe, mas que apresentam “inconsistências cadastrais”, ou seja, algum tipo de contradição nas informações apresentadas.

No caso das pessoas que se enquadram no segundo grupo, será necessário enviar a documentação novamente para efetivar o cadastro, por meio do aplicativo Caixa TEM. Uma mensagem dentro do aplicativo indicará a necessidade de enviar os documentos que faltam por meio do WhatsApp.

Fonte: Gaúcha ZH/InfoMoney