Prosub: Submarino ‘Riachuelo’ realiza primeira navegação independente
Navio é o primeiro dos quatro convencionais que estão sendo construídos pelo programa do governo
Nesta quarta-feira (12), a Marinha do Brasil informou que o Submarino “Riachuelo” realizou a sua primeira navegação independente, sem a necessidade do uso de rebocadores.
Segundo informações divulgadas pela Marinha, foram testados os lemes, o sistema de navegação e propulsão, os diesel geradores, as cargas das baterias no mar e o sistema de comunicação.
O “Riachuelo” é primeiro de uma série de quatro submarinos convencionais e um com propulsão nuclear que estão sendo construídos no escopo do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), lançado em 2008 em uma parceria estratégica com a França, que prevê investimento de R$ 35 bilhões.
Riachuelo
O Submarino foi lançado ao mar no dia 14 de dezembro de 2018, durante uma cerimônia realizada na Base de Submarinos da Ilha da Madeira, localizada no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro.
Segundo a Marinha, a base naval possui uma infraestrutura moderna e deve contribuir para a preparação dos meios navais, prioritariamente dos submarinos, além de prestar apoio logístico às organizações militares (OMs).
De acordo com o cronograma da Marinha, o submarino Humaitá (S 41) será lançado ao mar em dezembro de 2020, seguido do navio Tonelero (S 42) e do Angostura (S 43), com entrega prevista respectivamente para 2022 e 2023.
*Com informações da Marinha do Brasil / Foto: Divulgação MB