Tornados e tempestades com granizo deixam rastro de destruição em SC

Tornados e tempestades com granizo deixam rastro de destruição em SC

Segundo a Defesa Civil, 16 pessoas ficaram feridas e pelo menos 22 municípios foram afetados

Pelo menos 31 municípios catarinenses registraram algum dano por temporais causados entre a noite de sexta-feira (14) e a madrugada de sábado (15), e seis deles comunicaram o Estado que devem decretar situação de emergência. Foram registrados dois tornados, microexplosões, granizo e fortes ventos, além de chuva. Uma pessoa morreu e 16 ficaram feridas, segundo relatório divulgado pela Defesa Civil estadual no fim da manhã desta segunda (17).

As rajadas de vento atingiram velocidade acima de 100 km/h e chegaram a derrubar caminhões. Segundo a Defesa Civil, ocorreu queda de granizo e chuva forte principalmente nas regiões Oeste e Norte catarinense.

De acordo com o informe do órgão, 848 pessoas estão desabrigadas e precisaram sair de casa, 127 tiveram os imóveis destruídos. Cerca de 5 mil habitações em 22 municípios foram diretamente afetadas pelos fenômenos e ao menos 55 imóveis públicos tiveram danos.

Quedas de árvores provocaram interrupções no trânsito em rodovias, e mais de 27 mil unidades consumidoras estão sem energia elétrica conforme dados da concessionária até da tarde. A passagem do fenômeno também causou prejuízos no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral e Serra catarinense.

Em pouco mais de dois meses, além desses fenômenos, Santa Catarina enfrentou uma série de eventos que causaram prejuízos milionários aos cofres públicos, feridos e mortos: tornado no Oeste (10 de junho), “ciclone bomba” (30 de junho), chuva com enxurradas e alagamentos (7 de julho).

Fonte: G1 SC / Foto: Defesa Civil