Movimento mensal dos Portos do Paraná registra alta de 28% em setembro

Movimento mensal dos Portos do Paraná registra alta de 28% em setembro

Cerca de 13,2 milhões de toneladas de soja (grão) foram embarcadas no Porto de Paranaguá, este ano, até setembro

Os portos paranaenses continuam registrando crescimento em 2020. Comparando os meses de setembro, deste e do ano passado, o acréscimo registrado passa dos 28%. No último mês, 5,26 milhões de toneladas foram embarcadas e desembarcadas no Estado. Nos mesmos 30 dias, em 2019, o volume das operações foi de cerca de 4,1 milhões de toneladas. As informações são da empresa pública Portos do Paraná.

No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o aumento registrado é de 11% em relação ao mesmo período em 2019. Neste ano, 43,9 milhões de toneladas foram importadas e exportadas pelos terminais do Paraná. No ano passado, nos noves meses, 39,7 milhões de toneladas.

“Este 2020 está sendo um ano de muitos desafios, mas estes estão sendo superados com muito esforço não apenas da empresa pública, mas de toda a comunidade portuária”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Segundo Garcia, os esforços são em manter a infraestrutura pronta e adequada para atender a demanda de todos os setores, em especial o Agronegócio.

Movimentação

Em maior percentual de aumento, 11% nos noves meses do ano, o segmento dos granéis sólidos, de importação e exportação, é o que movimenta mais. Este ano, são 29,15 milhões de toneladas de cargas frente às 26,2 milhões de toneladas registradas no ano passado.

Soja, farelo de soja e açúcar – estes últimos, se destacando também no Porto de Antonina, não apenas em Paranaguá – são os produtos que registram maiores altas na exportação.

O segundo segmento que mais movimenta cargas nos portos do Paraná é o da Carga Geral. Neste, mais de 9,1 milhões de toneladas de produtos já chegaram ou deixaram o país pelos terminais portuários do Estado. O volume é 9% maior que o registrado em 2019; 8,35 milhões de toneladas.

Também houve alta nas importações e exportações de contêineres. Este ano, foram 675.808 TEUs movimentados de janeiro a setembro – 4% a mais que as 649.531 unidades (equivalentes a 20 pés) registradas no período de 2019.

Participação

Das 43,9 milhões de toneladas movimentadas, este ano, até agora 28,8 milhões são de cargas de exportação (volume 15% maior que as exportações de 2019, no mesmo período). As outras 15,1 milhões de toneladas são de importação (que registra alta de 3% em relação ao volume desembarcado no ano passado).

*Com informações da Portos do Paraná /  Foto: Claudio Neves