Governo envia 71 bombeiros militares para combate aos incêndios no Mato Grosso do Sul
Efetivo da Força Nacional de Segurança Pública será aumentado; Queda de helicóptero em Mato Grosso deixa três feridos
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou nesta sexta-feira (9) que vai reforçar o efetivo da Força Nacional na região do Pantanal do Mato Grosso do Sul, no combate a incêndios no local. Ao todo, serão 71 bombeiros militares mobilizados temporariamente do Distrito Federal e de Santa Catarina.
“Os militares do Distrito Federal partirão nesta sexta-feira (9) e os de Santa Catarina também estão em processo de mobilização e já se encontram no estado combatendo o fogo”, comunicou o ministério, em nota.
De acordo com o secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), Renato Paim, o envio emergencial está sendo tratado com os Estados desde quando o ministro manifestou apoio ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O Ministério informou, ainda, que os militares atuarão na região por 30 dias, prazo que poderá ser prorrogado.
Queda do helicóptero da Força Nacional
Em nota Conjunta, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Defesa, informaram que um helicóptero da Força Nacional de Segurança Pública, caiu nesta quinta-feira (8), na região de Poconé (MT).
Segundo a nota dos ministérios, os três tripulantes, que trabalhavam no combate às queimadas na região do Pantanal, foram socorridos e transportados do local do acidente em um helicóptero da Marinha do Brasil. Em Cuiabá (MT), eles receberão o atendimento médico.
Um dos tripulantes sofreu fratura exposta na perna. Os primeiros socorros foram prestados por equipe de apoio da Força Nacional enviada para o resgate. As causas do acidente ainda serão investigadas.
Sem chuvas
Com previsões meteorológicas indicando maior concentração de chuvas em algumas regiões de Mato Grosso do Sul somente a partir do dia 20 de outubro, o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar continuam sendo os maiores desafios da força-tarefa criada pelo Governo do Estado para combater os incêndios florestais, especialmente no Pantanal. /
*Com informações do Governo Federal / Foto: divulgação CBMS