![Amapá sofre novo apagão e macapaenses relatam eletricidade instável](http://www.sincomam.org.br/wp-content/uploads/2020/11/vela-falta-energia-470x260.jpg)
Amapá sofre novo apagão e macapaenses relatam eletricidade instável
Moradores protestaram em rua de Macapá após apagão na cidade
O Amapá sofreu novo blecaute na noite desta terça-feira (17). Por volta de 21h, um novo apagão atingiu a região metropolitana de Macapá, incluindo Santana e Mazagão, e alguns municípios do interior. Procurada pelo UOL, a CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) afirmou que ainda não há informações sobre o que pode ter ocasionado a falha.
Desde o dia 3 de novembro, o estado enfrenta problemas com o fornecimento de luz: a subestação de energia elétrica da capital Macapá pegou fogo e provocou um blecaute em 14 dos 16 municípios. A energia começou a ser restabelecida no dia 7, mas em regime de rodízio.
Autoridades apontam que o novo apagão ocorreu em função da sobrecarga no transformador da subestação de Macapá. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou à colunista do UOL Carla Araújo que o sistema está “sendo reenergizado e gradativamente a energia retornará”.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) cobrou de autoridades um esclarecimento sobre o ocorrido. “Estamos novamente com apagão total no Amapá. É urgente um esclarecimento das autoridades responsáveis sobre o que aconteceu neste momento.”, escreveu ele no Twitter.
O senador apresentou um projeto para criação de um fundo que reúna doações e recursos de ações na Justiça para compensar financeiramente a população afetada pelo apagão no Amapá.
Randolfe afirmou que a iniciativa tem por objetivo auxiliar quem sofreu com problemas decorrentes da privação de energia elétrica ou mesmo com o rodízio de luz: fome, eletrodomésticos estragados, estoques de comerciantes perdidos e problemas de saúde após beber água suja ou contaminada.
Fonte: UOL