Porto do Açu passa a oferecer desconto tarifário para embarcações com performance ambiental
Iniciativa beneficia embarcações com padrões ambientais elevados com descontos de até 10% em tarifas
O Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense, formalizou, neste mês de março, a adesão ao Enviromental Ship Index (ESI). O índice classifica as embarcações que superam os padrões de emissão estabelecidos pela Organização Marítima Internacional e oferece mecanismos de incentivo para os navios que seguem padrões ambientais.
As embarcações com performance ambiental, incluindo os níveis de emissões de gases do efeito estufa, passam a ter acesso a tarifas portuárias diferenciadas, com descontos de até 10%.
O ESI é um projeto liderado por um programa de sustentabilidade global, o World Ports Sustainability Program (WPSP), vinculado à Associação Internacional de Portos (IAPH).
“A adoção do Açu ao ESI reforça o nosso comprometimento em participar do esforço global de redução de emissões através de um incentivo para um player-chave da cadeia marítima, que são os armadores, na união de esforços para o uso de tecnologias cada vez mais limpas”, afirma a diretora de Negócios Internacionais da Porto do Açu e vice-presidente da IAPH na América do Sul e Central, Tessa Major.
Com a novidade, o Porto do Açu passa a integrar uma lista de 62 portos globais que adotaram o mecanismo de incentivo.
O Porto do Açu soma mais de 13 mil acessos desde 2014. No último ano, foram 3.245 embarcações recebidas, entre elas a B-Port (Edison Chouest), que opera no Açu a maior e mais moderna base de apoio offshore do mundo.
De acordo com o Porto do Açu, o primeiro navio a receber o incentivo ao acessar a base foi o SEA Brasil, em operação para uma empresa internacional de energia. Atualmente, mais de 8 mil navios estão cadastrados no programa.
Fonte: G1 | Norte Fluminense
Foto: divulgação / Porto do Açu