Santos Port Authority, que controla o Porto de Santos, anuncia ampliação da área antes da privatização

Santos Port Authority, que controla o Porto de Santos, anuncia ampliação da área antes da privatização

Desestatização da companhia docas deve incluir R$ 16 bilhões de investimentos. Em mais um passo de preparação para sua privatização, a Santos Port Authority (SPA), empresa que administra e controla o porto de Santos, anunciou que pretende ampliar sua área terrestre dos atuais 8 km2 para 14 km2, e isso antes de o terminal ser privatizado.

De acordo com a companhia, o objetivo é incorporar zonas ainda inexploradas, atualmente fora dos limites de operação da companhia docas. A empresa estima que esse movimento dê origem a novos terminais ou projetos no futuro, e acrescenta que o novo traçado proposto prevê também a incorporação de 10 km2 de extensão aquaviária.

Porto de Santos
Segundo informações do Valor Econômico, as principais áreas agregadas são a Ilha de Bagres (localizada na margem esquerda do porto) e o Largo do Caneu (que fica próximo ao canal de Piaçaguera). Essas regiões já chegaram a ser alvo de interesse de grupos privados, mas nenhum projeto foi adiante. Vale ressaltar que, atualmente, a incorporação à área de influência da SPA já está praticamente acertada no governo.

Tipo de projeto
Conforme executivos da companhia, em evento promovido pela empresa ontem, o tipo de projeto a ser desenvolvido na região ainda não está claro. Na Ilha de Bagres, por exemplo, existem característica para a movimentação de contêineres, mas há dúvidas se haveria demanda para mais um terminal com esse perfil no porto. Cogita-se, ainda, para todo o complexo, a possibilidade de um porto-indústria, ou seja, a instalação de indústrias que dependem do comércio internacional dentro da área do porto. A privatização da SPA deverá exigir investimentos de R$ 16 bilhões, em média.

Fonte: Valor Econômico