Moradores do Rio terão que apresentar comprovante de vacinação para ter acesso a academias, estádios, cinemas, teatros e pontos turísticos

Moradores do Rio terão que apresentar comprovante de vacinação para ter acesso a academias, estádios, cinemas, teatros e pontos turísticos

A partir de 1º de setembro, a capital fluminense vai cobrar das pessoas apresentação de comprovante de vacinação para acessar alguns locais, de acordo com decreto do município do Rio de Janeiro. Entre eles estão academias, estádios, clubes, parques, cinemas e teatros, e pontos turísticos.

Bares e restaurantes não estão inclusos no decreto. Cada estabelecimento deverá criar um registro eletrônico de cada pessoa presente nas dependências, incluindo funcionários e clientes. O sistema eletrônico será de responsabilidade de cada ponto comercial.

Os comprovantes são a carteira de vacinação digital do ConecteSus, ou um papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde atestando que a pessoa foi imunizada. Pessoas que foram imunizadas no exterior também deverão apresentar o cartão de vacina.

O comprovante também será exigido para a realização de cirurgias não emergenciais. A vacinação também vai ser obrigatória para quem recebe o cartão Família Carioca, e deseja continuar incluso no Programa de Transferência de Renda do município. Quem estiver imunizado apenas com a primeira dose, vai precisar comprovar que ainda não chegou a data da segunda aplicação.

Nesta quinta-feira (25), um dia após cancelar o início do plano de flexibilização das restrições em 2 de setembro, o prefeito Eduardo Paes mais uma vez mudou o discurso, e disse que o afrouxamento das medidas pode, sim, ser mantido para a data, caso a cidade alcance metade da população vacinada com as duas doses. Atualmente cerca de 36% dos moradores completaram o esquema vacinal.

Na semana passada, Paes chegou a dizer que o Rio vive o pior momento da pandemia em 2021, com aumento de casos de covid-19 e hospitalizações. Cerca de 200 mil pessoas não voltaram aos postos para tomar a segunda dose da vacina.

Fonte: Rádio Bandnews