Transformação digital, que pode permitir inovação no setor elétrico, é tema da Aneel em evento

Transformação digital, que pode permitir inovação no setor elétrico, é tema da Aneel em evento

As perspectivas de transformação digital no setor elétrico brasileiro foram apresentadas pelo diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, no 2º Summit Online 2021, evento promovido pela UTCAL (Utilities Telecom & Tecnology Council da América Latina) nesta segunda-feira (30). Ele pontuou que “a transição energética só será viabilizada por uma transição digital que permita a inovação e o aproveitamento adequado das fontes renováveis”.

O diretor destacou a segurança cibernética necessária para acompanhar o crescimento da rede de transmissão nos últimos 20 anos. Dos 70 mil quilômetros de linhas de transmissão em 2001, o país passou para 164,8 mil quilômetros em 2021. “Todos os sistemas de hoje são cada vez mais interligados e remotos”, afirmou Feitosa. “Com os sistemas mais conectados, teremos mais riscos e precisaremos atuar fortemente para não deixar mais vulneráveis as nossas instalações elétricas”, alertou. Segundo Feitosa, a Aneel concluiu a análise de impacto regulatório e deverá aprovar a abertura de consulta pública para propor uma política de segurança cibernética no setor elétrico.

Entre as demais inovações tecnológicas estudadas pela Agência estão, de acordo com o diretor, a modernização de tarifas, para alternativas tarifárias mais modernas e dinâmicas; resposta da demanda; geração distribuída; e sistemas de armazenamento.

Fonte: Aneel