Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus” apoia projeto de Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina do Instituto de Pesquisas da Marinha
O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou, em 24 de agosto, o recolhimento e o lançamento de Observatório Submarino com múltiplos sensores, do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), no litoral do Rio de Janeiro (RJ).
A operação faz parte do Projeto de Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina na Bacia de Santos (PMPAS-BS), sendo uma contrapartida mitigatória exigida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis à Petrobras para a concessão de licenças ambientais na região do pré-sal. O projeto possibilita acompanhar ruídos no meio marinho provenientes das atividades de Exploração e Produção (E&P), construções submarinas, tráfego mercante e exercícios navais.
A Marinha, por meio do IPqM como instituição executora, e a Petrobras executam a aquisição de dados acústicos e oceanográficos, tratamento, processamento, armazenamento, análise, interpretação e disponibilização dos dados, informações e resultados. Na oportunidade, o NApOc “Purus” foi a plataforma que apoiou uma nova rodada de coleta de dados, corroborando a versatilidade do emprego do meio.
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha