Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus” apoia projeto de Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina do Instituto de Pesquisas da Marinha

Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus” apoia projeto de Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina do Instituto de Pesquisas da Marinha

O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou, em 24 de agosto, o recolhimento e o lançamento de Observatório Submarino com múltiplos sensores, do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), no litoral do Rio de Janeiro (RJ).

A operação faz parte do Projeto de Monitoramento da Paisagem Acústica Submarina na Bacia de Santos (PMPAS-BS), sendo uma contrapartida mitigatória exigida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis à Petrobras para a concessão de licenças ambientais na região do pré-sal. O projeto possibilita acompanhar ruídos no meio marinho provenientes das atividades de Exploração e Produção (E&P), construções submarinas, tráfego mercante e exercícios navais.

A Marinha, por meio do IPqM como instituição executora, e a Petrobras executam a aquisição de dados acústicos e oceanográficos, tratamento, processamento, armazenamento, análise, interpretação e disponibilização dos dados, informações e resultados. Na oportunidade, o NApOc “Purus” foi a plataforma que apoiou uma nova rodada de coleta de dados, corroborando a versatilidade do emprego do meio.

Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha