WISTA International lança pesquisa com foco no impacto da Covid-19 nas mulheres no setor marítimo

WISTA International lança pesquisa com foco no impacto da Covid-19 nas mulheres no setor marítimo

A WISTA International é a primeira a realizar uma pesquisa – lançada em 29 de setembro de 2021 – com foco no impacto da Covid-19, tanto positivo quanto negativo, nas mulheres do setor marítimo, a partir da iniciativa da pesquisa realizada indicando o impacto da pandemia global sobre as mulheres. O estudo será realizado em colaboração com a Universidade Federal do Espírito Santo, no Brasil, que patrocinará o WISTA com 240 horas de trabalho de pesquisa.

Em detalhes, a pesquisa online enfoca o impacto que a Covid-19 teve nas vidas profissionais e pessoais de cerca de 3.800 mulheres do setor marítimo que são membros da rede global WISTA. A pesquisa faz parte do programa contínuo do comitê de diversidade WISTA e a pesquisa ajudará a definir a posição atual das mulheres e as oportunidades para elas no setor marítimo.

Os objetivos do projeto serão identificar o impacto positivo e negativo que a pandemia teve sobre as mulheres no setor marítimo, ao mesmo tempo que examina os novos empregos e oportunidades que surgiram. A obtenção dessa pesquisa aprofundada de um grupo tão grande de entrevistados dará uma visão mais precisa da verdadeira influência que a Covid-19 teve sobre as mulheres na indústria marítima, permitindo que a WISTA explore soluções e dê sugestões de recomendações.

Despina Panayiotou, presidente da WISTA International, acredita que aumentar a conscientização das mulheres no setor marítimo ajudará a aliviar as pressões e permite a discussão sobre mudanças. “A pandemia global aumentou as pressões, tanto financeiras quanto mentais, para mulheres e homens que precisam equilibrar seus compromissos de trabalho com a vida familiar. Trabalhar em casa nem sempre é uma tarefa fácil e terá um impacto no mundo marítimo por meio das pressões. Mas o papel das mulheres em qualquer casa, especialmente com crianças ou membros idosos da família, significa que elas estão, de muitas maneiras, sob maior estresse durante qualquer obrigação de trabalhar em casa”.

“Há um enorme potencial para redefinir os papéis das mulheres na indústria marítima. Esta é uma oportunidade ideal para reexaminar papéis, criar novas oportunidades de carreira e dar às mulheres o apoio de que precisam”, disse Theodosiou. Por sua vez, Fabiana Simões, membro do WISTA International ExCo e co-presidente do Comitê de Diversidade, acredita que agora, mais do que nunca, o setor marítimo deve colocar os objetivos da igualdade de gênero em sua agenda. “No estágio em que estamos, está claro que a Covid-19 acelerou mudanças e representou desafios para todos, mas especificamente para as mulheres, ameaçando as metas de igualdade de gênero nos próximos anos. O papel de bons líderes é envolver a todos e colocar a igualdade no centro da agenda para uma recuperação sustentável e global. A forma de começar é compreender os novos desafios que as mulheres enfrentam a nível mundial, e este é o objetivo do inquérito Covid. da WISTA International.”

Finalmente, Sanjam Sahi Gupta, membro do WISTA International ExCo e co-presidente de seu Comitê de Diversidade, acredita que os dados coletados nesta pesquisa ajudarão a tomar decisões informadas sobre o futuro. “Embora todos nós saibamos e falemos sobre o impacto da Covid-19 nas mulheres, é importante obter dados que forneçam evidências irrefutáveis. Temos que usar esses dados em vez de suposições que podem levar a uma conclusão incorreta. Os resultados nos ajudarão para encontrar as pessoas certas. lacunas e nos permitirá tomar decisões informadas para apoiar as mulheres”.

Escopo do estudo
-O estudo cobrirá o impacto da Covid-19 na vida profissional e pessoal das mulheres que trabalham na indústria marítima.
-O universo do estudo serão os mais de 3.800 membros do WISTA de mais de 54 NWA’s.
-O estudo será realizado com recurso a ferramentas digitais para obtenção de dados qualitativos e quantitativos.
– Será realizada uma análise descritiva e inferencial dos dados qualitativos de uma série de estudos de caso aprofundados.
-Os resultados podem ser considerados para compreender o impacto da Covid-19 sobre as mulheres no setor marítimo, as mudanças nas funções de trabalho, as oportunidades e os desafios. (Eles podem ser usados ​​para formular recomendações de políticas para apoiar as mulheres no setor marítimo.)

Fonte: Mundo Marítimo