1º navio de abastecimento de GNL da França começa a operar em dezembro de 2021 e terá como base o porto de Marselha-Fos

1º navio de abastecimento de GNL da França começa a operar em dezembro de 2021 e terá como base o porto de Marselha-Fos

O primeiro navio de abastecimento de GNL com base na França foi oficialmente batizado de “Gas Vitality” em uma cerimônia realizada em Hudong-Zhonghua Shipbuilding, China. O navio de 18.600 m³ representa a segunda colaboração da TotalEnergies Marine Fuels com o armador Mitsui OSK Lines (MOL) e o estaleiro Hudong-Zhonghua Shipbuilding, após a assinatura de um contrato de afretamento de longo prazo em novembro de 2019. Todas as três partes colaboraram pela primeira vez em 2018 para obter sucesso projetar e construir seu navio irmão, o “Gas Agility”, que opera no porto de Rotterdam desde novembro de 2020.

Classificado pelo Bureau Veritas e operado pela V. Ships France no Registro de Embarcações da França, o “Gas Vitality” começará a operar em dezembro de 2021 e ficará sediado no porto de Marseille-Fos, no sul da França, para servir a região do Mediterrâneo. Em particular, fornecerá serviços de abastecimento de GNL para os navios de contêineres movidos a GNL da CMA CGM e os próximos cruzeiros movidos a GNL da MSC Cruzeiros que façam escala no porto francês.

“Estamos muito satisfeitos em nomear oficialmente nosso segundo navio afretado para abastecimento de GNL. O ‘Gas Vitality’ é uma prova do nosso compromisso em fornecer aos nossos clientes de transporte marítimo outro importante hub europeu para ajudar a atender às suas necessidades de abastecimento de GNL”, disse Jérôme Leprince-Ringuet, Vice-presidente de Combustíveis Marinhos da TotalEnergies. “O ritmo acelerado de transição para o GNL marinho que estamos testemunhando entre os armadores mostra que a indústria naval está pronta para agir hoje para reduzir suas atuais emissões de gases de efeito estufa, enquanto abre o caminho para futuras soluções de combustível alternativo, como o bioGNL e outros combustíveis criogênicos.

“Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos a todos os parceiros que participaram do planejamento, construção e conclusão bem-sucedida de” Gas Vitality “.” Este é um marco importante em nossa parceria de longo prazo com a TotalEnergies em toda a cadeia de abastecimento. De GNL e no nosso compromisso com um mundo descarbonizado. Estou confiante de que nosso compromisso em fornecer GNL como um bunker irá acelerar a transição para o combustível GNL como uma solução competitiva, ambientalmente eficiente e prontamente disponível para a indústria marítima “, disse Kenta Matsuzaka, CEO da MOL.

Principais características do “Gas Vitality”:
O “Gas Vitality” é um vaso de membrana GTT Mark III de 135 metros. Ele incorpora uma série de recursos que permitem atender aos mais altos padrões técnicos e ambientais, incluindo:
– Aumento de 25% na velocidade de carregamento e abastecimento, até um máximo de 2.000 m3 / h, usando bombas de carregamento aprimoradas e compressores de alto desempenho.
– Novo sistema de redução de pressão para otimizar as operações de abastecimento de tanques “Tipo C” em todas as condições.
– Propulsores de azimute e dois propulsores de proa, que fornecem um grau extremamente alto de manobrabilidade, permitindo operações sem rebocadores no porto e reduzindo ainda mais o impacto ambiental de suas operações.
– Dois manifolds para maior flexibilidade no abastecimento de navio a navio em todos os tipos e tamanhos de navios.
– Equipado para oferecer notas eletrônicas de entrega de combustível (e-BDN) aos seus clientes.
– O gás fervente é novamente liquefeito a bordo e usado para propulsão e geração de energia para o próprio navio.

Fonte: Mundo Marítimo