Aneel destaca frentes de atuação para modernização do setor no Rio Alto Day

Aneel destaca frentes de atuação para modernização do setor no Rio Alto Day

O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, apresentou nessa segunda-feira (8), no Rio Alto Day em São Paulo, as frentes de atuação da Agência para a modernização do setor elétrico. “A abertura do mercado, a segurança do mercado, as novas tecnologias e a expansão de fontes renováveis são os quatro pilares dessa transformação”, detalhou o diretor-geral.

Pepitone ressaltou também importantes temas que contribuem com a inovação do setor como, por exemplo, armazenamento de energia, usinas híbridas, modernização tarifária, usinas virtuais, papel ativo do consumidor, sustentabilidade, dentre outros. “É função do regulador garantir estabilidade aos mercados, que estão em constante transformação e criar normas que preservem o interesse público e impulsionem a inovação”, acrescentou.

A Agência participou do painel 1 do evento “Energia, Crise Hídrica e Regulamentação”. Também fizeram parte do painel o diretor-presidente da CHESF, Fabio Lopes,  Edmond Farhat da Rio Alto e Ricardo Navarrete do Bradesco. No debate, o organizador do evento Edmond Farhat, CEO da Rio Alto, destacou a importância da expansão de energias renováveis no Nordeste. “Os investimentos feitos em Santa Luzia e Coremas no interior da Paraíba servem para modificar a realidade econômica do Nordeste”.

Já Fabio Lopes diretor-presidente da CHESF debateu sobre a operação do setor no atual cenário. Ricardo Navarrete representante do Bradesco e do mercado financeiro enalteceu a segurança do setor com as transações que vem sendo realizadas, como, por exemplo, a compra recente da Echoenergia pela Equatorial por R$ 6,7 bilhões.

Fonte: Aneel