Costa e MSC prorrogam suspensão de cruzeiros no Brasil até 4 de março

Costa e MSC prorrogam suspensão de cruzeiros no Brasil até 4 de março

A temporada de cruzeiros marítimos no Brasil, que tinha tudo para ser retomada agora no dia 18 de fevereiro, agora seguirá suspensa até 4 de março. A decisão de Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros e Clia Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros) tem o objetivo de dar continuidade ao criterioso trabalho e discussões com as autoridades nacionais, estaduais e municipais para a retomada dos cruzeiros.

De acordo com a Portaria Interministerial nº 666, é necessário que todos os estados e municípios que recebem os cruzeiros estejam alinhados com os requisitos que apoiam o retorno das operações e os procedimentos e exigências dos rígidos protocolos de segurança estabelecidos pela Anvisa. As operações de cruzeiros possuem características técnicas específicas, que precisam ser trabalhadas com total uniformidade em todo o país.

Os cinco navios da temporada continuam fundeados no litoral de Santos, já preparados para a retomada, com os protocolos implantados e mais de sete mil tripulantes brasileiros e estrangeiros a bordo prontos para o trabalho. Estima-se, conforme estudo da Clia Brasil em parceria com a FGV, que cada navio gera em torno de R$ 350 milhões de impacto para a economia brasileira. A cada 13 cruzeiristas, um emprego é gerado.

A temporada atual, que começou em novembro de 2021, tinha previsão de movimentar mais de 360 mil turistas, com impacto de R$ 1,7 bilhão, além da geração de 24 mil empregos, envolvendo uma cadeia extensa de setores da economia, entre eles comércio, alimentação, transportes, hospedagem, serviços turísticos, agenciamento, receptivos e combustíveis, entre muitos outros.