Revista France Football faz matéria negativa sobre a Copa de 2014 no Brasil

Revista France Football faz matéria negativa sobre a Copa de 2014 no Brasil

Com a manchete ‘Peur sur le Mondial’ (Medo do Mundial), a publicação francesa apresenta uma avalanche de problemas que seleções e torcedores podem enfrentar no Brasil

Uma das revistas mais conceituadas sobre futebol no mundo, a France Football divulgou uma reportagem especial sobre a organização da Copa do Mundo de 2014 e fez duras críticas sobre o evento. Com a manchete ‘Peur sur le Mondial’ (Medo do Mundial), a publicação francesa apresenta reportagem sobre uma série de riscos que torcedores e seleções podem enfrentar no Brasil durante a competição.

A capa toda negra, onde se lê “Peur sur le Mondial”, algo como: “O mundial do medo”, sendo que a letra O da palavra “mondial” está a bandeira do Brasil, e onde deveria estar escrito “Ordem e Progresso”, foi colocada uma tarja negra.

A revista relata, em seis páginas, sobre os atrasos na entrega dos estádios, a insatisfação da população, as violentas manifestações, os problemas com a educação e saúde, a falha nos transportes brasileiros e até as diferenças de clima entre as regiões durante o evento, que justificam os temores com a organização da Copa.

A revista revela que a organização do evento expõe duas faces diferentes: por uma lado, as exigências da Fifa, “às vezes desmedidas, normalmente inadequadas”, e, por outro, um país de crescimento econômico fraco, com problemas políticos, corrupção e uma alta de preços nos hotéis e restaurantes consideravelmente insuportável.

A reportagem também ressalta as recentes declarações do presidente da Fifa, Joseph Blatter, de que nunca um país esteve tão atrasado na preparação de uma Copa do Mundo, e do secretário-geral, Jérôme Valcke, admitindo que a competição vai ser realizada sem infraestruturas e com construções totalmente instaladas e testadas inadequadamente.

Em entrevista concedida à revista, o presidente da Fifa confessa ainda que a entidade possa ter tido uma confiança excessiva no Brasil para organizar o maior evento do futebol mundial.  Blatter se mostra arrependido com a decisão de realizar a Copa do Mundo no Brasil e volta a reafirmar que nunca um país teve tanto tempo, 7 anos, para realizar uma Copa.  Segundo a revista, a presidenta Dilma Rousseff prometeu a ele [Joseph Blatter] provar que “o Brasil estará pronto”.

A revista pode ser acessada no site: www.francefootball.com – mas o leitor vê apenas a capa, pois reportagem não está liberada no Brasil.

Foto ilustrativa