Docas do Rio de Janeiro anuncia aumento no calado do Porto de Itaguaí

Docas do Rio de Janeiro anuncia aumento no calado do Porto de Itaguaí

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) anunciou uma ampliação no calado do Porto de Itaguaí, localizado no estado do Rio de Janeiro, para 20 metros. As obras de aprofundamento do canal de acesso do complexo foram realizadas pela autoridade portuária após o recebimento do aval da Marinha e, agora, o porto investe nas operações com navios de grande porte e busca uma infraestrutura adequada para a realização dessas atividades.

A CDRJ anunciou recentemente um aumento na profundidade máxima do canal de acesso do Porto de Itaguaí para um total de 20 metros, garantindo assim mais infraestrutura operacional para navios maiores. E, para a realização das obras, a autoridade portuária precisou receber a homologação da Marinha do Brasil, que foi publicada após análise de um levantamento hidrográfico realizado próximo à boia n.º 5, local no qual foi realizado um corte em uma região de fundo rochoso para o aprofundamento.

A autoridade portuária aguardou um longo período até receber o aval necessária da Marinha para a realização das obras e, recentemente, anunciou que a ampliação do calado do porto estava finalizada para a chegada de novos navios.

Além disso, segundo o superintendente de Gestão Portuária de Itaguaí e Angra dos Reis, Alexandre Neves, o fundo rochoso destacado pela Marinha durante a análise do canal de acesso foi encontrado durante o ano de 2009, em uma operação de dragagem. No entanto, até então não havia a necessidade do aprofundamento do calado, considerando essa área.

E, após a entrega do aval da Marinha para dar início às obras no calado do Porto de Itaguaí, a Docas do Rio de Janeiro afirmou que a intervenção com as obras foi iniciada em agosto de 2021. Dessa forma, a atividade foi contratada pelo Porto Sudeste mediante contrato de doação firmado com as Docas do Rio sendo finalizada durante o mês de abril deste ano. Agora, o calado do complexo já está em sua profundidade de 20 metros e consegue receber navios de portes maiores para operações de movimentação de cargas.

Após a liberação do aval da Marinha para o início das obras de aprofundamento do canal de acesso ao porto carioca, a autoridade portuária voltou seus investimentos para a realização das operações. E, segundo a CDRJ, foram removidos aproximadamente 108 m³ de rocha submersa, embora no licenciamento ambiental estivessem autorizados até 900 m. Para isso, foram realizadas uma série de vistorias do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da equipe de Sustentabilidade do Negócio da Docas do Rio de Janeiro e da Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá.

Além disso, a autoridade portuária destacou que todo o processo de aprofundamento do canal de acesso ao porto carioca foi realizado de forma limpa e sustentável pela equipe de obras. Isso, pois foi utilizado uma metodologia de aprofundamento do calado com fio diamantado, sem necessidade de explosão e seguindo as melhores práticas, e, ao longo de todo o processo, monitoramentos ambientais foram realizados no Porto de Itaguaí.

Assim, o superintendente de Gestão Portuária de Itaguaí e Angra dos Reis, Alexandre Neves, destacou a importância do projeto para o recebimento de novos navios e afirmou: “A ampliação da profundidade proporcionará melhores condições de segurança à navegação e permitirá o aumento da eficiência operacional e da competitividade para as atividades do Complexo Portuário da Baía de Sepetiba, que engloba o Porto de Itaguaí e terminais privados”.

Fonte: Click Petróleo e Gás