‘Seria um conflito de interesses a Petrobras administrar e fiscalizar o pré-sal’, afirma presidente da PPSA

A estatal Pré-Sal Petróleo S.A.- PPSA – será responsável pela parte da União no regime de partilha usado na exploração do pré-sal. Em entrevista exclusiva para Miriam Leitão, o presidente da empresa, Oswaldo Pedrosa, explica o que é a PPSA e a razão de criá-la. “É necessário que exista um ente de governo 100% estatal para responder pelos interesses do Estado na exploração e produção sob o regime de partilha. A Petrobras tem acionistas privados, seria um conflito de interesses ela fazer a gestão dos contratos e cuidar da comercialização do petróleo da União proveniente da partilha”, afirma ele.

Pedrosa rebate as críticas à criação da PPSA e ao modelo escolhido para a exploração do pré-sal. “A partilha seria mais apropriada para a União ter mais benefícios. No meu entender, essa é uma questão superada”, garante o presidente da estatal.

Sobre a polêmica envolvendo o leilão do campo de Libra, que teve apenas um grupo apresentando proposta de exploração, Pedroso diz que houve muita negociação entre empresas internacionais de petróleo para formar consórcios: “No final, predominou um consórcio porque, como a Petrobras é a única operadora, há uma atratividade grande em fechar um consórcio com ela. O que temos hoje é um consórcio muito sólido”.

Fonte: G1