Navios Panamax se voltam para rotas intra-Ásia
Operadoras visam absorver o superávit dos fretes dos navios panamax
As operadoras estão se voltando para as rotas na intra-Ásia visando ajudar a absorver o superávit dos fretes para navios do tipo panamax.
As operadoras estão se unindo para consolidar seus volumes em 4.000-5.000 escala TEU, à custa de loops executados com navios de 1,700-2,800 Teus.
No entanto, esses benefícios podem ser compensados pela sua incapacidade de servir vários projetos nos portos, enquanto os maiores volumes movimentados nesses navios resultam em estadias mais longas no porto, o que limita o número de chamadas que podem ser feitas com o mesmo número de navios.
Essas desvantagens preocupam principalmente as operações da intra Ásia que dependem de reviravoltas rápidas e múltiplas oportunidades de carga em todas as pernas dos serviços.
Alguns compromissos podem, contudo, ser encontrados na oferta de circuitos de menor porte (com menos de 3.000 TEU) por meio de acordos de slot. Existem atualmente cerca de 83 navios Panamax de 3.000-5.000 Teus implantados nas rotas intra Extremo Oriente, em comparação com apenas 35 unidades em 2008.
No entanto, apesar do aumento da utilização de navios panamax sobre o setor, a grande maioria dos serviços dedicados a intra Ásia atualmente ainda utilizam embarcações menores de 1.000 – 2.800 Teus. A adoção mais ampla de navios maiores neste comércio deverá permanecer gradual.
Fonte: Guia Marítimo