Porto do Rio Grande investe em estruturas para granéis

Empreendimentos devem ser concluídos até 2017

As perspectivas de crescimento da safra gaúcha fazem com que o porto do Rio Grande pense no futuro. Atualmente são cinco berços destinados ao transporte de grãos e agora o porto já solicitou a permissão para a construção de mais dois cais pelas empresas Bianchini e Termasa. Os empreendimentos devem ser concluídos até 2017. O porto está acompanhando a expansão da produção no campo. A Tergrasa está construíndo um armazém com capacidade para 150 mil toneladas, que operará, entre outros produtos, como o arroz.

Enquanto os complexos não ficam prontos, o porto utiliza o planejamento para tentar escoar, da melhor maneira possível, a safra gaúcha, fundamentalmente no que diz respeito ao seu principal destaque: a soja. Para este ano, a perspectiva é de que sejam movimentadas, em Rio Grande, aproximadamente 9,5 milhões de toneladas da oleaginosa. Em 2013, foram transportadas em torno de 8,2 milhões de toneladas.

Hoje, 95% dos caminhões que chegam a Rio Grande tem horário pré-determinado. Além disso diluiu o fluxo de veículos no município. Outra vantagem para este ano são as novas áreas de estacionamento. Em 2013, eram nove pátios e serão disponibilizados, para 2014, mais três ou quatro, dependendo da necessidade. 

Fonte: Guia Marítimo