INDÚSTRIA JÁ TEM MAIS DE 100 ENCOMENDAS DE NAVIOS A METANOL VERDE

INDÚSTRIA JÁ TEM MAIS DE 100 ENCOMENDAS DE NAVIOS A METANOL VERDE

A transportadora dinamarquesa Maersk anunciou esta semana a encomenda de seis navios porta-contêineres de médio porte – todos com motores bicombustíveis capazes de operar com metanol verde.

Ao todo, a companhia agora tem 25 embarcações habilitadas para metanol encomendadas. Pioneira nessa demanda, a Maersk fez o primeiro pedido em 2021, e se comprometeu a só adquirir novos navios que possam navegar com combustíveis descarbonizados.

Segundo a companhia, o movimento ganhou novos adeptos desde então, e dois anos depois a carteira global de pedidos está em mais de 100 navios habilitados para metanol.

As seis novas embarcações que passarão a integrar a frota entre 2026 e 2027 serão construídas pelo Yangzijiang Shipbuilding Group, e terão 9.000 TEUs de capacidade.

“Isso permitirá que essas embarcações preencham muitas funções em nossa rede atual e futura, oferecendo assim a flexibilidade que nossos clientes exigem. Uma vez implantados, eles substituirão a capacidade já existente em nossa frota”, conta Rabab Boulos, diretor de Infraestrutura da Maersk.

Nos próximos meses, o primeiro navio habilitado para metanol – aquele encomendado em 2021 – será entregue à Maersk.

A viagem inaugural do alimentador de 2.100 TEUs está prevista para setembro de 2023, partindo da Coréia do Sul em direção a Copenhague, na Dinamarca. Será o primeiro do mundo a navegar com o combustível derivado de hidrogênio verde.

A dinamarquesa estima que as 25 novas embarcações reduzirão suas emissões anuais de gases de efeito estufa (GEE) em cerca de 450 mil toneladas de CO2e por ano com base no ciclo de vida do combustível ao operar com metanol verde.

Fonte: EPBR