Agência marítima da Wilson Sons expande atendimento a navios de fertilizantes
A Wilson Sons registrou, nos últimos seis meses em sua agência marítima, crescimento de 2% no número de escalas atendidas a navios de fertilizantes, produtos essenciais ao agronegócio. No primeiro trimestre de 2024, a companhia ampliou o atendimento à importação de cloreto de potássio, cuja importação pelo Brasil cresceu 6%, atingindo 2,5 milhões de toneladas no período. Além disso, a Wilson Sons aumentou em mais de 30% seus atendimentos a navios que transportaram ureia e sulfato de amônia.
A empresa destaca que o agronegócio é um setor estratégico. A agência marítima da companhia conta com uma área voltada especialmente para o segmento de fertilizantes, hoje em expansão. Principal exportador mundial de soja e milho, o Brasil vem aumentando as importações de fertilizantes para atender o agronegócio. Somente no ano passado, foram importadas 39,43 milhões de toneladas de fertilizantes, totalizando cerca de US$ 25 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A expectativa de importações para este ano gira em torno de 44 milhões de toneladas, o que significa um aumento de mais de 20% nos últimos cinco anos. Atualmente, os maiores consumidores desses fertilizantes são os polos agrícolas dos estados de Mato Grosso, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul, seguidos por São Paulo e Minas Gerais.
Fonte: Portos e Navios