Militares da Marinha resgatam idoso após naufrágio no Rio Amazonas

Militares da Marinha resgatam idoso após naufrágio no Rio Amazonas

Militares da Marinha do Brasil resgataram um pescador, de 69 anos, no dia 18 de junho, após sua embarcação naufragar no Rio Amazonas, próximo a Santarém, no oeste do Pará. A tripulação de um navio mercante avistou a embarcação submersa e o pescador na água e, rapidamente, informou à Capitania Fluvial de Santarém (CFS).

Manoel da Silva Bentes pescava em sua bajara, uma canoa típica da região do Baixo Amazonas, próximo à comunidade Ituqui, quando a embarcação foi atingida por uma marola, o que a fez emborcar. Segurando-se inicialmente a um pedaço de isopor e, depois, ao casco da bajara, o pescador aguardou cerca de uma hora pelo resgate. Após acionada, a equipe de inspeção naval chegou ao local 20 minutos após o chamado.

No local do resgate, a profundidade do Rio Amazonas é de 36 metros e a margem mais próxima, na zona urbana de Santarém, estava a 800 metros.  “Fiz o aceno com a camisa e me perguntaram se eu estava com algum problema, se eu estava ferido. Daí eu disse que não tinha problema nenhum. Que estava bem. Então, embarquei na lancha da Marinha”, conta.

O pescador não se feriu durante o acidente e afirmou não precisar de atendimento médico. Os inspetores navais o levaram até a comunidade do Ituqui e rebocaram sua embarcação até a margem.

Baixo Amazonas
A Região de Integração do Baixo Amazonas é composta por 12 municípios (Santarém, Alenquer, Óbidos Almerim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná, Prainha e Terra Santa). Localizada no noroeste do Pará, a região do Baixo Amazonas é entrecortada pelos rios Amazonas e Tapajós.

Fonte: Agência Marinha de Notícias