MSC atinge 20% de participação de mercado na capacidade global de porta-contêineres

MSC atinge 20% de participação de mercado na capacidade global de porta-contêineres

A MSC agora detém uma participação de 20% no mercado global de transporte de contêineres, em termos de capacidade oferecida, um recorde na indústria de transporte regular. A transportadora está a apenas uma entrega de navio para atingir o marco de 6 milhões de TEUs, de acordo com novos dados da Alphaliner.

A frota da companhia marítima suíça cresceu mais rápido do que qualquer outra transportadora, “impulsionada por um enorme programa de novas construções, inúmeras aquisições de segunda mão e, em menor grau, fretamento”, informou a Alphaliner nesta quarta-feira (3).

A capacidade da frota da MSC ultrapassou a marca de cinco milhões de TEUs em maio do ano passado.

Ainda segundo a Alphaliner, as transportadoras da THE Alliance tinham cerca de 11,6% da participação no mercado global em maio. A futura Gemini Cooperation da Maersk e Hapag-Lloyd, cerca de 22%. A Ocean Alliance, quase 29%.

Agora ostentando uma participação de mercado que excede algumas das principais alianças oceânicas, a MSC tem capacidade para operar uma rede global fora da aliança 2M com a Maersk, que deve terminar em breve.

A Cooperação Gemini, anunciada em janeiro, verá a Hapag-Lloyd e a Maersk operarem 290 navios com uma capacidade combinada de 3,4 milhões de TEUs.

Em fevereiro, os membros da Ocean Alliance confirmaram que estenderiam sua cooperação operacional até pelo menos 2032. Juntas, CMA CGM, Cosco, Evergreen e OOCL somam um total de 4,5 milhões de TEUs implantados nas principais rotas leste-oeste.

Fonte:  Portos e Navios