Refinaria Reduc tem produção reestabelecida após pane elétrica

Refinaria Reduc tem produção reestabelecida após pane elétrica

A Petrobras informou que a produção da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Estado do Rio, foi estabelecida depois de ter sofrido uma pane elétrica às 5h45 da manhã da última quarta-feira. O incidente provocou problemas na produção da unidade, que não foram detalhados.

Em nota, a estatal frisou que foi garantida a segurança dos trabalhadores e da população, além da integridade das instalações. Além disso, reiterou que comunicou o incidente aos órgãos de controle e que está prestando os esclarecimentos necessários.

“Até o momento, a Petrobras não recebeu notificação do Inea [Instituto Estadual do Ambiente]”, afirmou em nota.

A queda do sistema elétrico provocou, na quarta-feira, parada das unidades de processo e consequente queima de petróleo e gás nos queimadores de segurança (tocha). O incidente produziu grande quantidade de fumaça que pôde ser notada nas redondezas.

A empresa esclareceu que toda usina petroquímica ou refinaria de petróleo tem tochas (queimadores de segurança). “Estes equipamentos garantem  a imediata queima dos hidrocarbonetos em caso de situações contingenciais no processo produtivo”, disse.

Assim, no caso do evento ocorrido, a empresa afirmou que, como medida de segurança e visando minimizar o impacto ambiental, o petróleo e o gás usados na produção foram enviados para a tocha e devidamente queimados.

Fonte: Valor – Marta Nogueira