Ferroport atinge 100% de consumo elétrico renovável

Ferroport atinge 100% de consumo elétrico renovável

A Ferroport, joint venture da mineradora Anglo American e da brasileira Prumo Logística, já consome energia elétrica 100% renovável gerada por usina eólica em suas operações. Esse é um dos destaques do relatório de sustentabilidade 2023, que a empresa divulgará, nesta segunda-feira (19). A publicação menciona que, por ano, são consumidos 37 mil megawatt/hora (MWh) de energia na operação da planta, o equivalente ao consumo de cerca de seis mil residências. A Ferroport apurou lucro líquido de R$ 489 milhões, 3,4% acima do verificado em 2022.

A operadora do terminal portuário de minério de ferro do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), embarcou mais de 24 milhões de toneladas de minério de ferro em 2023, três milhões a mais em comparação a 2022. Os embarques ocorreram em 145 navios carregados no terminal, totalizando mais de 160 milhões, desde o início das operações em 2014. Os destinos dos navios são: Bahrain (44%), no Golfo Pérsico, China (29%), México (14%), Holanda (5%), Japão (4%), Índia (3%) e Argélia (1%).

Os números constam neste que é o terceiro relatório de sustentabilidade da empresa, elaborado de acordo com as normas da Global Reporting Initiative (GRI). O documento cita a elaboração do plano de descarbonização das operações, que resultou na obtenção, pela primeira vez, do selo ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, referente ao inventário de gases do efeito estufa (GEE) de 2022. Outro destaque foi a evolução no índice de desempenho ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), aumentando a pontuação de 87,14 para 99,18 e alcançando o 5° lugar na categoria de maior IDA para terminais de uso privado (TUPs).

A companhia atua em operações portuárias de armazenamento e embarque de minério de ferro em atendimento a Anglo American, acionista e cliente, responsável pela extração do minério de ferro em mina localizada em Conceição de Mato Dentro (MG). O produto é transportado por mineroduto de 529 quilômetros, percorrendo 33 municípios até o Porto do Açu, onde passa por processo de filtragem e é estocado até ser exportado via navio para diversos países. A capacidade nominal de embarque da empresa é de 10 mil toneladas por hora.

A Ferroport lançou o programa ‘Rumo aos 30!’, mirando uma operação futura de 30 milhões de toneladas de minério por ano. O escopo olha para questões relacionadas à disponibilidade e confiabilidade operacional e práticas ESG, descritas no relatório. “Queremos chegar bem preparados aos 30 milhões de toneladas de minério de ferro. Por isso, mantemos postura proativa, sempre dando passos à frente em busca de uma operação cada vez mais eficiente e sustentável em todos os aspectos”, declarou o CEO da Ferroport, Carsten Bosselmann.

Fonte: Porto e Navios