Dragagem do Canal de São Lourenço para grandes embarcações avança

Dragagem do Canal de São Lourenço para grandes embarcações avança

A Prefeitura de Niterói (RJ) iniciou uma nova etapa na dragagem do Canal de São Lourenço, obra financiada com recursos municipais e prevista para ser concluída em 15 meses. Nesta fase, duas dragas estão realizando a escavação de material não contaminado entre as ilhas de Santa Cruz, Conceição e Mocanguê. A intervenção, que tem como objetivo revitalizar o parque naval, o acesso ao porto e a indústria pesqueira, deve gerar cerca de 20 mil empregos e vai ter um investimento de R$ 140 milhões na ampliação do acesso ao complexo.

A Prefeitura investiu R$ 772 mil na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima), entregue ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Após a análise e aprovação das licenças pelos órgãos competentes, as escavações foram iniciadas em abril deste ano, com adequações no projeto básico de engenharia e medições técnicas. A dragagem do canal, esperada há mais de 30 anos, aumentará a profundidade da Baía de Guanabara, entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói, de 7 para 11 metros. Isso permitirá a ampliação das operações dos estaleiros, além de incentivar novas construções de embarcações e movimentar o setor de reparos e offshore.

As intervenções estão sendo realizadas pelo Consórcio Fluminense, formado pelas empresas DTA Engenharia Ltda e SK Infraestrutura Ltda, responsável por trabalhos anteriores em Ilha Comprida (SP) e Balneário Camboriú (SC). O projeto também prevê a revitalização do Terminal Pesqueiro de Niterói, com a transformação do espaço em um Entreposto de Pesca, sob gestão municipal, em acordo com o Ministério da Pesca. Estudos geométricos e de sinalização náutica estão em andamento, além da instalação de geobags para armazenamento e desidratação de sólidos, evitando o retorno desses materiais ao mar.

Fonte: Portos e Navi0s