Terminal no porto do Mucuripe estará pronto em setembro, diz ministro
O Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe estará completo para início das operações até setembro. A afirmação é do ministro da Secretaria Especial de Portos (SPE), Antônio Henrique Silveira, durante visita de inspeção das obras do equipamento realizada na manhã de ontem. “O Terminal completo entrará em operação no segundo semestre, entre agosto e setembro”, garantiu.
Durante a inspeção do equipamento turístico, Silveira classificou o ritmo das obras do Porto como satisfatório. “A obra teve problemas relacionados ao swell (ressaca das marés). Mas nos últimos seis meses, andou rápido. O TCU analisou profundamente as alterações que foram feitas nos prazos e orçamentos”, ressaltou Antônio Henrique e garantiu. “Do ponto de vista de auditoria, está tudo em ordem”.
O empreendimento, matriz de responsabilidade para a Copa do Mundo 2014, custou R$ 205 milhões e está com 90% das obras concluídas. O ministro admite que o prédio da estação de embarque e desembarque- com 75% das obras concluídas – agrega condições para receber os turistas para o Mundial de Futebol, em especial os 3.500 passageiros mexicanos do navio de cruzeiro MSC Divina, que devem chegar à Cidade em 16 junho para acompanhar a partida entre Brasil e México no dia seguinte.
“Vai ter condições de fazer o receptivo. O primeiro piso estará completamente operacional, inclusive com aduana, check-in e serviço de bagagem. Apenas o segundo andar estará em obras”, afirma. A estação de passageiros tem capacidade para receber até 4.500 pessoas por turno.
O pavimento superior concentrará restaurantes, bares, lanchonetes, livraria e área para exposição e deverá ser entregue até agosto. “Será um equipamento permanente para Fortaleza. Vai se tornar uma atração turística acessada pela população”, reforçou Silveira.
Desembarque
Para garantir o desembarque dos passageiros do navio MSC Divina, o presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda, afirmou que serão disponibilizados cerca de 50 ônibus para o traslado do berço de atracação opcional, utilizado para desembarque de cargas, e localizado a 350 metros da área de check-in.
“Toda a contratação dos ônibus são da MSC, que vão fazer o translado para o aeroporto, praias e outros locais”, afirma ressaltando que os veículos serão utilizados não somente para a operação até a área de desembarque.
O berço construído exclusivamente para o desembarque do Terminal de Passageiros encontra-se inviabilizado por causa do assoreamento do local.
Projeto – As obras no Mucuripe
1) Terminal de Passageiros terá capacidade para receber até 4.500 passageiros por turno (manhã, tarde ou noite). 2) Para a Copa do Mundo deverão ser finalizados a estação de embarque e desembarque; armazém de bagagens e serviços de aduana. 3) No segundo pavimento serão instalados restaurantes, lanchonetes bares, livraria e um centro de exposição.
Fonte: O Povo (CE)/Átila Varela