Portos de Santos e Las Palmas estudam convênios

Portos de Santos e Las Palmas estudam convênios

A Autoridade Portuária de Santos (APS) recebeu, nesta quinta-feira (26), uma comitiva da Autoridade Portuária de Las Palmas, das Ilhas Canárias, Espanha. O encontro teve como foco o início de estudos para a criação de convênios e parcerias entre os dois portos, que poderão resultar em benefícios comerciais e logísticos.

A presidente da Autoridade Portuária de Las Palmas, Beatriz Calzada Ojeda, destacou a importância estratégica do porto espanhol, que é o maior multipropósito do Atlântico médio e da Espanha. Com um calado de 30 a 50 metros e sua localização próxima à costa do Marrocos, Las Palmas funciona como uma porta de entrada para a Europa e África, conectado a 510 portos em 135 países.

Beatriz também mencionou o aumento de 40% na movimentação do porto devido à crise de segurança no Mar Vermelho, além das vantagens de incluir Las Palmas nas rotas de navios vindos do Brasil, por ser um trajeto mais curto, reduzindo emissões de carbono. Outro ponto de destaque foi a capacidade de Las Palmas em lidar com cargas destinadas à África, principalmente alimentos e doações humanitárias. A executiva explicou que 30% das doações enfrentam problemas de perda de carga quando transportadas sem especialistas em logística para o continente africano.

Las Palmas também oferece vantagens para empresas brasileiras que desejem se instalar na Zona Franca das Ilhas Canárias, onde os impostos são de apenas 4%, muito abaixo da média europeia de 25%. Com uma população de dois milhões de habitantes, as Ilhas Canárias atraem empresas interessadas em acessar o crescente mercado africano. Além disso, o arquipélago é um destino popular de cruzeiros, recebendo 18 milhões de visitantes por ano.

Já o presidente da APS, Anderson Pomini, apresentou os planos de investimento e expansão do Porto de Santos, com ênfase nos projetos de descarbonização e nas parcerias já firmadas com outros portos espanhóis, como Barcelona, Valência e Algecira.

A comitiva de Las Palmas, composta por autoridades como Francisco Javier Trujillo Ramírez, diretor do porto, e Luis Padilla Macabeo, diretor de Relações com a África, também teve a oportunidade de visitar o Porto de Santos em uma embarcação pelo canal de navegação. Com esses estudos e parcerias, espera-se que os dois portos ampliem suas operações, principalmente no comércio com o continente africano e na melhoria da infraestrutura logística.

Fonte: Portos e Navios