'Garganta do Diabo', onde embarcação com sete pessoas naufragou, tem histórico de acidentes e resgates; VEJA

‘Garganta do Diabo’, onde embarcação com sete pessoas naufragou, tem histórico de acidentes e resgates; VEJA

A região conhecida como Garganta do Diabo, em São Vicente (SP), onde uma embarcação com sete pessoas a bordo naufragou, no último domingo (29), tem um histórico de acidentes e resgates. O g1 reuniu casos marcantes dos últimos anos, incluindo outros naufrágios e a localização de corpos.

O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) realiza buscas por duas desaparecidas: Beatriz Tavares da Silva Faria, 27 anos, e Aline Tamara Moreira de Amorim, de 37. As outras cinco pessoas vítimas do naufrágio foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros com o auxílio da Marinha do Brasil.

A Garganta do Diabo está situada entre a Ilha Porchat e o Parque Estadual Xixová-Japuí. De acordo com os oceanógrafos Henrique Chaves e Renan Ribeiro, a área apresenta bancos de areia em constante movimento e uma correnteza forte, resultante do “efeito de maré e estrangulamento da água”, o que gera ondulações perigosas tanto para pessoas quanto para embarcações.

De onde veio o nome Garganta do Diabo?

Para o presidente do Instituto Histórico Geográfico de Santos, Sergio Willians, diversas lendas urbanas explicam o nome, incluindo a de que o local “engolia” barcos que ousavam passar por lá. Para ele, a hipótese que mais faz sentido pode ser, literalmente, desenhada.