Estaleiro EBR entrega módulos para P-79
O Estaleiro EBR (RS) concluiu a entrega de módulos destinados à FPSO P-79, contratada pela Saipem para a Petrobras. No total, cinco módulos foram entregues e serão enviados à Coreia do Sul para integração. A execução foi dividida em duas fases. Três módulos foram entregues no dia 10 de setembro, e os outros dois serão entregues este mês. A fabricação teve início em 2022 e envolveu mais de 3.500 profissionais.
De acordo com o EBR, os módulos entregues em setembro incluem o módulo 04, destinado à remoção de dióxido de carbono; o módulo 14, que contém tanques de armazenagem de produtos químicos, bombas e um laboratório para análises físico-químicas; e o módulo 15, composto por sistemas para produção e armazenamento de água, diesel e distribuição de ar. Em outubro, serão entregues o módulo 01, um sistema flare para recuperação de parte do gás e controle de emissões, e o módulo 10, destinado ao processamento de óleo e tratamento de água produzida.
Esses módulos farão parte da P-79, que será a oitava unidade instalada no campo de Búzios, o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo, localizado na Bacia de Santos, a cerca de 200 km da costa do Rio de Janeiro. A produção está prevista para começar em 2025. Durante o projeto, o EBR obteve a certificação SA8000, tornando-se o primeiro estaleiro no Brasil a conquistar essa certificação internacional de responsabilidade social.
Fonte: Portos e Navios