FPSO Maria Quitéria inicia produção no campo de Jubarte

FPSO Maria Quitéria inicia produção no campo de Jubarte

A Petrobras anunciou, nesta terça-feira (15), que o FPSO Maria Quitéria iniciou a produção no campo de Jubarte, localizado no pré-sal da Bacia de Campos, dentro da área do Parque das Baleias, no Espírito Santo. A unidade tem capacidade de produção de até 100 mil barris de óleo por dia e pode processar até 5 milhões de metros cúbicos de gás diariamente.

O FPSO Maria Quitéria teve sua entrada em operação antecipada, uma vez que estava prevista para 2025, conforme o planejamento estratégico 2024-2028. A plataforma conta com tecnologias avançadas para a redução de emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para uma eficiência operacional 24% maior nesse aspecto.

Com 156 metros de altura e 333 metros de comprimento, o FPSO está localizado em uma lâmina d’água de 1.385 metros no campo de Jubarte, e integrará o Projeto Parque das Baleias, que reúne os campos de Jubarte, Baleia Anã, Cachalote, Caxaréu, Pirambú e Mangangá. Esse projeto foi viabilizado após um acordo entre a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2019, prorrogando a concessão do campo até 2056.

Atualmente, outras três plataformas operam no Parque das Baleias: P-57, P-58 e FPSO Cidade de Anchieta. O FPSO Maria Quitéria responderá por cerca de 40% da produção do campo de Jubarte quando atingir sua capacidade plena. A Petrobras é a operadora exclusiva do campo.

Fonte: Portos e Navios