Capitania investiga causas de colisão entre navio e balsa no Porto de Santos

Capitania investiga causas de colisão entre navio e balsa no Porto de Santos

O acidente envolvendo um navio de carga e uma balsa, que ocorreu na madrugada deste domingo (11) no canal do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, está sendo investigado pela Capitania dos Portos. De acordo com o capitão dos Portos, uma queda de energia no navio, durante uma manobra, acabou causando a colisão. O inquérito deve ser finalizado em até 90 dias.

De acordo com o capitão dos Portos, Ricardo Gomes, o acidente ocorreu após uma queda de energia na embarcação Copenhagen, de bandeira de Antígua e Barbuda, no momento em que realizava uma manobra.

“O navio possui um sistema de geradores paralelos, são dois, que abastecem o navio ao mesmo tempo. Se você perde um deles, o outro suporta a carga da embarcação, ele é feito justamente para isso. Porém, esse sistema não funcionou. Na manhã desta última segunda-feira (12) ouvimos o comandante do navio, mas ele não soube explicar o que teria gerado esse problema. O chefe de máquinas também será ouvido e iremos verificar o que realmente ocorreu”, afirma Gomes.

No momento da queda de energia, o navio, carregado de granéis, acabou não conseguindo parar totalmente e colidiu contra uma balsa da Dersa, que estava atracada e sem passageiros.

“Estima-se que a colisão tenha se dado quando a embarcação estava a quatro quilômetros por hora, o que fez com que as avarias fossem bastante reduzidas”, diz. O inquérito irá investigar as causas do acidente e deve ficar pronto em até 90 dias. “Ao final da investigação, o inquérito será encaminhado ao terminal marítimo, para que, em caso de alguma responsabilidade, seja aplicada alguma multa ou até cancelada a habilitação do comandante”, conclui.

Fonte: Do G1 Santos/LG Rodrigues
Foto: ilustrativa