Porto Itapoá movimenta 1 milhão de TEUs em 10 meses

Porto Itapoá movimenta 1 milhão de TEUs em 10 meses

O Porto Itapoá, localizado na Baía da Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina, atingiu a marca de 1 milhão de TEUs movimentados em apenas 10 meses, superando seu recorde anterior, que levou 12 meses para ser alcançado. Segundo Sergni Pessoa Rosa Jr., diretor de operações, tecnologia e meio ambiente do terminal de uso privado (TUP), a modernização do ativo, que inclui sete portêineres de última geração e o maior pátio de armazenamento de contêineres de Santa Catarina, com 455 mil m², foi determinante para o crescimento.

O pátio, inaugurado na fase III de expansão no primeiro semestre de 2024, pode armazenar até 31 mil TEUs e permite uma movimentação anual de 1,8 milhão de TEUs. Além disso, Itapoá já deu início à fase IV de sua expansão, que adicionará mais 120 mil m² ao pátio e novos equipamentos de alta tecnologia, com o objetivo de aumentar ainda mais a capacidade e eficiência do terminal. O CEO Ricardo Arten destacou que essa nova fase fortalecerá o compromisso com a logística eficiente e sustentável, consolidando o Porto Itapoá como um dos terminais portuários mais importantes do Brasil.

O crescimento também está alinhado com as demandas do mercado, como ressaltou Felipe Fioravanti Kaufmann, diretor de desenvolvimento de negócios e experiência do cliente. Kaufmann destacou que a expansão é essencial para atender à crescente necessidade de capacidade logística no comércio exterior.

Fonte: Portos e Navios