Antaq libera terminal da Hidrovias com investimento de R$ 1,3 bilhão
Primeiro terminal portuário no País ficará localizado no Município de Barcarena, no Pará
A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) autorizou a Hidrovias do Brasil a erguer o primeiro terminal portuário no País. Localizado no Município de Barcarena, no Pará, o empreendimento faz parte de um investimento total de R$ 1,3 bilhão da empresa no sistema logístico da região (o que inclui mais dois terminais e barcaças).
O terminal que a companhia começa a erguer agora deve ficar pronto para operar durante a safra de 2016. O presidente da Hidrovias do Brasil, Bruno Serapião, diz que já tem a parte do capital próprio necessária para todo o programa de investimentos estabelecido originalmente. O montante responderá por até 40% do investimento previsto. O restante virá por meio de dívidas, a serem estruturadas pelo Banco do Brasil, contratado para cuidar da operação financeira.
O plano é receber cargas do Centro-Oeste, principalmente por rodovias. Ao chegarem a um terminal de Miritituba, no Pará, as cargas dos caminhões são colocadas em barcaças. Depois, são encaminhadas até o terminal final de Vila do Conde, de onde são exportadas.
O plano é que as cargas dos clientes viagem em direção ao Norte, invertendo hoje o caminho feito pela produção agrícola do país. O projeto terá capacidade para 4,4 milhões de toneladas ao ano, respondendo por cerca de 30% da demanda logística dos grãos calculada pela empresa. O objetivo é a movimentação e armazenagem de granel sólido (grãos vegetais, farelo e fertilizantes). A Hidrovia quer receber as cargas a partir de 2016 e diz já ter memorandos de entendimento para transportar cargas para clientes.
Fonte: Guia Marítimo